20/05/2019 - 19:05 | última atualização em 20/05/2019 - 19:20

COMPARTILHE

OAB/RJ recebe magistrados do TRT-1 para conversa sobre nova ferramenta de solução de conflitos trabalhistas

redação da Tribuna do Advogado

          Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
 
Clara Passi
O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), a nova ferramenta do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/1), foi o assunto de um encontro de caráter informativo entre magistrados e advogados, nesta segunda-feira, dia 20, na Seccional. O diretor de Comunicação da OAB/RJ, Marcus Vinícius Cordeiro, conduziu as conversas.
  
O painel foi composto pelo presidente e pela vice da Comissão de Justiça do Trabalho da OAB/RJ, Sérgio Batalha e Clarissa Costa, e pelo presidente da Associação Carioca de Advogados Trabalhista (Acat), Paulo Máximo. A Acat organizou o evento em parceria com a Seccional.
 
Coube ao vice-presidente do TRT/1 e presidente do Cejusc, César Marques, e ao coordenador do Cejusc da Capital, Múcio Borges, dissertarem sobre como a ferramenta tem facilitado acordos e diminuído a quantidade de processos, melhora bem-vinda em meio ao agravamento da crise econômica e conseqüente aumento de demissões.  
 
“A intenção foi apresentar ao advogado a ferramenta e mostrar como ele poderá operar”, disse Cordeiro.
 
Marques contou exemplos, como o caso de 400 funcionários de uma universidade que conseguiram assinar um acordo extrajudicial, ações ajuizadas por trabalhadores terceirizados que prestavam serviço para um ente público, entre outros.
 
“A mediação não se limita a julgar aquele pedido, leva em conta a questão social daquele grupo de pessoas, sobretudo em causas coletivas”, afirmou Marques.  
Abrir WhatsApp