20/07/2022 - 18:26 | última atualização em 20/07/2022 - 18:28

COMPARTILHE

OABRJ recebe seminário de empreendedorismo e marketing jurídico

Ferramentas adequadas de publicidade pautam encontro organizado pelo Ibrapej; assista online

Biah Santiago

A OABRJ sediou nesta quarta-feira, dia 20, um seminário de empreendedorismo e marketing jurídico realizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Educação Jurídica (Ibrapej). As diversas palestras abordaram a publicidade jurídica no âmbito digital e a transmissão de conteúdos relevantes para a advocacia fluminense. O evento foi transmitido ao vivo no canal da OABRJ no YouTube, veja e reveja aqui.

Compondo a mesa de abertura estiveram a presidente do grupo, Tatiana Cruz; a presidente da Comissão da Advocacia Iniciante do Ibrapej, Caroline Lessa; o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas da OABRJ, Marcello Oliveira; a presidente e a 2ª vice-presidente da OAB Jovem RJ, Amanda Magalhães e Ane Medeiros; e o presidente da OAB/Magé e diretor estadual da Ibrapej, Paulo Vinicius Dutra Lopes. 

Outras presenças foram a secretária-adjunta da OABRJ, Monica Alexandre; a vice-presidente da OAB/Itaboraí e do Ibrapej, Jersica Holanda; e o presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Seccional, Rodrigo Assef.

Marcello abriu o evento destacando o compromisso do Instituto e da Ordem de apresentar temas enriquecedores para advogados e advogadas.

“O ambiente da advocacia é muito rico, heterogêneo e diverso. Então, sem dúvidas, sempre haverá a possibilidade de associações trabalharem temas em nichos específicos como esse”, comentou Marcello. “Com os novos tempos, precisamos nos reinventar. Ter essa iniciativa dentro de uma organização como o Ibrapej é essencial para construir advogados capacitados em todas as áreas, com visões renovadas dando nova identidade à advocacia. E esse, também, é o papel da Ordem, de dialogar com a sociedade e a advocacia”.

Enquanto diretor estadual do Ibrapej, Paulo Vinicius Dutra enfatizou o propósito da instituição em fornecer conhecimento e discutir melhorias para a classe no campo digital.

“Precisamos trazer esses diálogos sobre a evolução da nossa classe, para que possamos continuar sendo fortes e respeitados por todas as esferas dentro da sociedade. Para que ela - a sociedade - nos enxergue como seus defensores”, frisou Dutra. “A partir do momento em que a advocacia entender seu devido papel e conversar sobre a própria área e políticas públicas, teremos a aproximação da sociedade junto à Ordem e ao Ibrapej”.

De acordo com Amanda Magalhães, o Provimento 205 (que define regras para as práticas de marketing jurídico) viabilizou o uso pela advocacia das novas mídias e da publicidade. 

“É importante debatermos sobre os aspectos essenciais à nossa atuação. Com a pandemia, nós nos vimos imersos no mundo digital”, refletiu Magalhães. “Precisávamos de um provimento que expressasse os anseios da jovem advocacia do país, como e quando fazer o marketing jurídico adequado e construir networking. Temos que valorizar a advocacia e a sociedade e sermos reconhecidos como merecemos”. 

O seminário apresentou os seguintes painéis: 'Advocacia 4.0 - inovações e desafios’, com a ouvidora-geral da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), Cecília Couto, o presidente da Comissão de Direito Digital do Ibrapej, Walter Capanema, a coordenadora e a membra da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade do OABRJ, Ana Carolina Lima e Idalla Brum; ‘Posicionamento digital e limitações éticas’, com a advogada civilista, Jéssica Araújo, a presidente da Comissão de Empreendedorismo e Marketing Jurídico do Ibrapej, Tatiana Cruz; o presidente da 8ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OABRJ, Marcelo Rabelo Pinheiro, e o presidente da Comissão de Estudos de Publicidade de Serviços Jurídicos na Internet da OABRJ, Antonio Carlos Marques Fernandes; e ‘A importância da inteligência emocional para empreender na advocacia’, com a advogada especialista em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e direito do consumidor, Monica Receputti, a gestora de recursos humanos, Shiela Catharino, e o advogado criminalista, Carlos Gargel. 

Abrir WhatsApp