25/08/2022 - 14:57 | última atualização em 25/08/2022 - 15:23

COMPARTILHE

OABRJ repudia ameaça sofrida por candidato a deputado estadual

Rodrigo Mondego foi abordado por homem armado quando saía do comitê de campanha

Comunicação OABRJ | Caarj

Ex-procurador da Comissão de Direitos Humanos da OABRJ, Rodrigo Mondego contou ter sido ameaçado por um homem armado na tarde de quarta-feira, dia 24, no Centro do Rio de Janeiro. Segundo o advogado, que é candidato a deputado estadual, o ato aconteceu enquanto ele saía do comitê de campanha. Mondego registrou a ocorrência na Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Por meio de nota oficial, a OABRJ repudiou o fato, classificado pela entidade como uma dupla ameaça à democracia. "Como advogado e como candidato a um cargo eletivo, é fundamental que o Estado garanta a segurança de Rodrigo Mondego", diz o texto.

Em conjunto com as comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública, a Seccional acompanhará os desdobramentos da investigação para garantir que todos os candidatos possam realizar seus atos de campanha sem riscos de ameaças.

Leia a íntegra do texto:

Nota oficial

A Diretoria da OABRJ repudia o fato ocorrido na quarta-feira, dia 24, com o advogado, ex-membro da Comissão de Direitos Humanos da Seccional e candidato a deputado estadual, Rodrigo Mondego. 

Mondego estava em uma agenda de campanha quando um homem armado dentro de um Fox cortou seu carro, apontou uma arma em sua direção e o ameaçou.

O ataque representa dupla ameaça à democracia. Como advogado e como candidato a um cargo eletivo, é fundamental que o Estado garanta a segurança de Rodrigo Mondego. 

Casos como o de Marielle Franco têm mostrado que a atuação dos defensores de direitos humanos é cada vez mais uma atividade de risco no Brasil e isso é inaceitável no âmbito de um Estado democrático de Direito. 

Diante disso, a Seccional, em conjunto com as comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública, acompanhará atentamente os desdobramentos da investigação e cobrará uma apuração definitiva para que crimes desse tipo não voltem a ocorrer e para que todos os candidatos possam realizar atos de campanha em ambientes livres de constrangimentos e ameaças.

Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2022

Diretoria da OABRJ
Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OABRJ
Comissão de Segurança Pública da OABRJ

Abrir WhatsApp