02/02/2022 - 16:39 | última atualização em 02/02/2022 - 17:59

OABRJ reúne-se com corregedor-geral da Justiça do Trabalho

Ministro Aloysio Corrêa da Veiga ouviu demandas da advocacia na Correição Ordinária anual

Felipe Benjamin

Representada pelo diretor de Comunicação, Marcus Vinicius Cordeiro, e pela coordenadora de prerrogativas na Justiça do Trabalho, Clarissa Costa, a OABRJ se reuniu com o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, corregedor-geral da Justiça do Trabalho para a Correição Ordinária anual, na qual é realizada a verificação das aplicações dos regimentos, e também são apresentadas demandas da advocacia. Entre as questões levadas ao corregedor pela Ordem estão as ligadas à realização de audiências telepresenciais, além de observação das prerrogativas estabelecidas.

A OABRJ pediu que cada Vara de Trabalho tenha balcão virtual e salas de audiência únicos, o que evitaria conflitos nos horários de atendimento; a abertura das salas à advocacia;  o envio, no prazo legal, das gravações de audiências no portal PJeMídias, e a garantia de que advogados e clientes possam compartilhar o mesmo ambiente. Além disso, os representantes da OABRJ também manifestaram seu interesse no atendimento presencial pelos juízes; reestabelecimento dos meios de comunicação do plantão judicial com a divulgação do telefone e correio eletrônico, e o cumprimento dos atos do Tribunal Regional do Trabalho, que determina ordens de transferência bancária para a conta dos advogados.

Como acontece ao fim de cada Correição anual, haverá a elaboração de um relatório, no qual as demandas apresentadas serão analisadas. Marcus Vinícius, no entanto, destacou o tom harmonioso do encontro. "Foi uma reunião muito amistosa", afirmou o diretor de Comunicação.

"O ministro Aloysio foi juiz em Petrópolis, e é alguém com uma longa atuação no Rio de Janeiro, portanto tem um olhar muito receptivo para as questões que afetam a advocacia do estado. Ele elogiou muito a postura do Ordem nos últimos dois anos, e todos os esforços feitos para que a advocacia não ficasse paralisada. O corregedor demonstrou entender a necessidade de facilitar a atuação da advocacia nas audiências virtuais", disse.