19/08/2022 - 16:50 | última atualização em 19/08/2022 - 16:54

OABRJ sedia encontro sobre aplicabilidade da tecnologia no campo jurídico

Biah Santiago

A OABRJ promoveu nesta sexta-feira, dia 19, o evento ‘Innovation Day', criado pela Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ, presidida por Thaís Fontes, em parceria com a Comissão de Coaching Jurídico da Seccional, comandada por Raquel Castro. O encontro contou com representantes do Direito e da era digital para orientar e apresentar à advocacia as inovações e ferramentas tecnológicas para a atuação da classe. O evento foi transmitido ao vivo no canal da OABRJ no YouTube e está disponível na íntegra.

Além de Fontes e Castro, participaram da mesa de abertura a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio; o presidente da Subseção de Iguaba Grande, Diego Moraes; e a vice-presidente da Comissão de Direito da Pequena e Média Empresa da OABRJ, Natalie Witte - representando a presidente do grupo, Emília Garcez.

Basilio ressaltou as mudanças geradas pela tecnologia na prática advocatícia, sobretudo após o período pandêmico. “Esta casa tem a missão de informar a advocacia sobre os novos instrumentos de trabalho e as novas opções de melhorias disponíveis em nosso mercado, que hoje é praticamente digital”, frisou a vice-presidente da OABRJ.

“Tivemos um avanço significativo, pois antigamente fazíamos as petições de forma manual e com todo cuidado para não errarmos. O peticionamento eletrônico, um sistema pioneiro desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, se espalhou por todo o país e foi maravilhoso. Se não tivéssemos esses recursos na pandemia, teríamos a paralisação total do Judiciário, prejudicando a advocacia e a sociedade como um todo”.

De acordo com Raquel Castro, também conselheira da Seccional, a parceria entre as comissões traz um novo olhar para o desempenho da advocacia no futuro.

“A união da Mentoria com o Coaching Jurídico vem da criação do curso 1ª Fase de Mentoria e a realização desse evento é muito importante para aprendermos sobre o futuro, que, na verdade, é o presente”, considerou Castro. “As nossas ações de hoje vão afetar a advocacia no futuro. Se não soubermos as ferramentas das novas tecnologias, seremos apenas bons advogados e advogadas. Não encarem os assuntos tratados aqui como distantes, e sim como o presente e o futuro da nossa profissão”.

O ciclo de palestras, mediados pela membro da Comissão de Coaching Jurídico da OABRJ, Lisandra Thomé; pela presidente da Comissão de de Previdência Social Pública e Complementar da Seccional, Suzani Ferraro; e por Natalie Witte, contou com diversas apresentações.

A primeira parte dos painéis foram dedicados aos temas ‘Legal design’ e ‘visual law’ como inovação jurídica, com a advogada Lilian Coelho; Advocacia previdenciarista: como usar a tecnologia para crescer na área de revisão de aposentadoria, com o diretor de marketing e fundador da RevisaPrev, Rodrigo Lima; e o cenário atual e as mudanças trazidas pelas 'legal techs' e 'law techs', com a advogada e CEO da Aleve Legaltech Ventures, Priscila Spadinger.

Ao longo do dia, o evento apresentou os demais painéis: inovação jurídica e as novas profissões do Direito; gestão inovadora de escritórios de advocacia; ‘Legal to legal’: mais eficiência na contratação de advogados; Direito, NFTs - tipo especial de token criptográfico - e o metaverso; tokenização de ativos em sociedades por ações - Caso Aleve; a transformação digital e a governança no Poder Judiciário como caminho até a sociedade; data privacy e as oportunidades na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; e a metodologia ágil no Direito.

Reveja a segunda e a terceira etapas do encontro no canal da Ordem no YouTube!