22/05/2019 - 11:35 | última atualização em 22/05/2019 - 12:19

COMPARTILHE

OAB/RJ sedia lançamento do livro Histórias que vivi na História

redação da Tribuna do Advogado

           Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
 
Nádia Mendes
Na noite desta terça-feira, dia 21, a Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) da OAB/RJ promoveu o lançamento do livro Histórias que vivi na História, de Nilmário Miranda, que fala sobre os avanços e retrocessos das conquistas sociais no Brasil.  O autor exerceu vários mandatos como deputado federal e estadual por Minas Gerais e também foi secretário nacional de Direitos Humanos entre 2002 e 2005. O evento aconteceu no Plenário da Caarj.
 
Foto: Bruno Marins |   Clique para ampliar
O secretário-geral da OAB/RJ e presidente da CDHAJ da OAB/RJ, Álvaro Quintão, fez a abertura do seminário. "A ideia foi  fazer um evento onde a gente pudesse viver um pouco dessas historias que o Nilmario vem contando", disse.
 
No encontro, Miranda fez um histórico da política do Brasil contemporâneo, que se mistura com a sua militância pessoal pelos direitos humanos. Segundo ele, na história recente do país sempre que o povo se movimenta, vem um golpe. "O AI-5 [Ato Institucional nº 5, decreto emitido pela ditadura militar em 1968] foi um dos piores momentos da história do país. Entre outras coisas, o ato acabou com o habeas corpus por crimes de motivação política. Qual era o papel do advogado sem habeas corpus? O Poder Judiciário perdeu sua autonomia e sua independência, o que é fundamental em uma democracia", disse.
 
Compuseram a mesa do encontro o secretário executivo da CDHAJ, Italo Pires Aguiar, a membro da CDHAJ Nadine Borges e a deputada Renata Souza, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj. 
Abrir WhatsApp