25/10/2019 - 16:45 | última atualização em 25/10/2019 - 17:09

COMPARTILHE

OABRJ sedia lançamento de livro que reúne trabalhos de advogadas mulheres sobre Direito Digital

Cássia Bittar

A Diretoria de Inclusão Digital e Inovação da OABRJ, em conjunto com a Comissão de Direito Digital do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) promoveram na noite desta quinta-feira, dia 24, na sede da OABRJ, um evento para o lançamento do livro Direito Digital - Debates contemporâneos (RT).

Uma obra, coordenada por Ana Paula Canto de Lima, Carmina Bezerra Hissa e Paloma Mendes Saldanha, traz uma proposta inédita na área: reunir trabalhos apenas de advogadas mulheres especialistas em Direito Digital.

Entre as autoras está Ana Amelia Menna Barreto, que hoje coordena o Núcleo de Estratégia e Gestão Digital, e integra a Comissão de Proteção de Dados e a Coordenação de Tecnologia, todos do Conselho Federal da OAB. Conhecida dos advogados cariocas por ter liderado, por sete anos, o projeto Fique Digital da OABRJ, levando o modelo de capacitação para o processo eletrônico da Seccional – reconhecido pelo Prêmio Innovare – para todo o país, Ana Amelia se disse feliz por participar do lançamento “em casa”.

“Queria agradecer a OABRJ por nos recepcionar e ter aqui o lançamento do livro no Rio de Janeiro, um lugar tão simbólico, por qual tenho um carinho especial. O livro é uma oportunidade muito importante para advogadas de Tecnologia da Informação. É feito só por mulheres que já trabalham há muito tempo com esse tema pelo Brasil inteiro. Foi uma possibilidade muito interessante de trocar com essas profissionais e conhecer tanta gente com essa obra”, afirmou Ana Amélia, que em seu artigo aborda o marco legal da proteção de dados pessoais.

Entre as outras diversas temáticas atuais trazidas pelo livro estão ainda cyberbullying, blockchain, inteligência artificial, ética, educação digital e Direito Digital eleitoral.

Idealizadora do projeto, Ana Paula Canto de Lima contou que a proposta da obra era dar visibilidade ao talento de mulheres que vêm se destacando na área nos últimos anos: “Percebi que havia muitas mulheres trabalhando com tecnologia, Direito digital, inovação, mas que não apareciam tanto quanto os homens que faziam a mesma coisa. E percebi também que havia uma união entre eles mais forte no sentido de visibilizar o trabalho do outro. A partir daí, fui vislumbrando esse projeto, convidei amigas para a coordenação e pensamos juntas nas profissionais que gostaríamos de ter conosco nessa obra”.

Presente ao lançamento, o presidente da Seccional, Luciano Bandeira firmou o compromisso da Ordem com o debate sobre tecnologia e a importância de “não brigar” com a nova realidade: “O mundo mudou. É inevitável que a gente se adapte à tecnologia, que a Ordem entre nesse debate. Por isso que a gente tenta capacitar a advocacia, informar”.

Diretora de Inclusão Digital e Inovação da OABRJ, Maria Luciana Souza, corroborou: “Vivemos hoje a sociedade da informação. E informação é empoderamento, é poder econômico, inclusive. Os temas trazidos neste livro são de precisão cirúrgica para que as pessoas se informem sobre o assunto. Ouso dizer que não é um livro importante só para os advogados, mas para a sociedade em geral”.

Abrir WhatsApp