31/05/2022 - 16:40 | última atualização em 31/05/2022 - 16:40

COMPARTILHE

OABRJ sedia lançamento de livro sobre disputas simbólicas do funk no Rio

Biah Santiago


Na tarde desta terça-feira, dia 31, a sede da OABRJ foi palco do lançamento do livro “Funk para além da festa - disputas simbólicas e práticas culturais no Rio de Janeiro”. Em evento organizado pela Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da Seccional, a autora Luciane Soares da Silva, professora de sociologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, falou sobre o fenômeno dos bailes, a cultura de massa carioca, a relação com as gravadoras, com o tráfico local e, principalmente, sobre as classificações identitárias em torno do termo “funkeiro”.

De acordo com Luciane, uma das ideias da obra é apresentar o outro lado dos bailes de comunidade, vistos, por ela, como uma representatividade da população carioca.

“Nós tivemos alguns momentos concretos de censura e estado de exceção do funk no Brasil”, disse Luciane. “Eu, sendo do sul do país, absorvi a cultura de outros lugares. E o Rio sempre foi um vetor cultural. Esse livro é uma forma de amor pela cidade e uma tentativa de dizer que aqui nós vivemos, aqui nós continuamos para além da violência. Defendo que não podemos falar em um regime democrático, enquanto não asseguramos o direito a qualquer tipo de manifestação. O seu direito de fala, é o seu direito de expressão”, assinala.

Abrir WhatsApp