20/06/2022 - 17:36 | última atualização em 20/06/2022 - 17:53

COMPARTILHE

OABRJ sedia lançamento de livros sobre práticas colaborativas

Sete títulos foram apresentados em evento que contou com palestras sobre o tema

Felipe Benjamin

A sede da OABRJ foi palco, na manhã desta segunda-feira, dia 20, do lançamento de sete livros em evento organizado pela Comissão de Práticas Colaborativas da OABRJ. Com apoio do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (IBPC), do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDfam), e do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (Imab) a cerimônia foi comandada pela presidente da comissão, Livia Caetano, que falou de sua alegria em retornar à Seccional.

"Eu não vinha a eventos presenciais na OABRJ desde o início de 2020, então estou emocionada de ver e abraçar todos vocês", afirmou a presidente. "Quero agradecer a todos os convidados e todos aqueles que aceitaram o desafio de fazer livros para divulgar a cultura de paz, de práticas colaborativas, de  mediação e todos os outros métodos para que nós consigamos devolver à sociedade aquilo em que nós acreditamos: soluções de forma não-litigante".


Entre os títulos lançados no evento estão dois volumes da série "As práticas colaborativas sob a perspectiva da experiência brasileira", coletânea organizada sob a coordenação de Livia e das integrantes da comissão Felícia Zuardi e Célia Caiuby; "Práticas Colaborativas no Direito de Família - Um Estudo de Representações Sociais", de autoria da presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OABPR, Syndia Postal; "Direito das Famílias e sucessões na Era Digital", coletânea de artigos do IBDfam, coordenada por Patrícia Corrêa Sanches; "Direito Colaborativo", de Pauline Tessler, lançado pelo IBPC; "Justiça: reflexões sobre caminhos além do Judiciário", coletânea de artigos organizada pelo presidente do Conselho de Administração do Imab, Adolfo Braga Neto, autor de "A mediação e a administração pública", que também foi lançado no evento.

Felícia, Célia, Syndia, Patrícia e Adolfo compuseram a mesa durante o evento, e receberam a companhia da presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gáudio; da presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OABSP, Mônica Gama; e da representante do IBPC Olívia Fürst.


"Dar e receber feedback é uma das conversas mais difíceis que existem e conversas difíceis fazem parte do dia a dia", afirmou Mônica Gama. "Parece bobo, mas as conversas difíceis inundam nossa vida e nadamos num oceano de feedbacks. Se não aprendermos a sobreviver nesse oceano de feedbacks, quem se afogará seremos nós. Além de ser uma honra, acho que é fundamental poder trabalhar com essa grande equipe colaborativa".

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da OABRJ no YouTube. Reveja a qualquer momento!

Abrir WhatsApp