30/06/2023 - 12:34 | última atualização em 04/07/2023 - 13:59

OABRJ e TCE-RJ fecham convênio acadêmico

Subseções abrigarão cursos gratuitos em todo o estado

Felipe Benjamin

A OABRJ e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) acertaram, na tarde de quinta-feira, dia 29, um acordo para a realização dos cursos da Escola de Contas e Gestão (ECG) do tribunal em espaços da Ordem em todo o estado. O presidente Luciano Bandeira, e o diretor tesoureiro, Marcello Oliveira, reuniram-se na sede da Seccional com o vice-presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco, e o diretor institucional da ECG, Nilton Flores.

"Viemos até a OABRJ no sentido de ofertar cursos que possam melhorar ainda mais a participação da advocacia na administração pública e no seu serviço", afirmou Pacheco.

"São diversos cursos, oferecidos de forma gratuita, que com certeza podem melhorar a formação da advocacia. O presidente Luciano, de forma muito generosa, ofertou espaços da OABRJ para serem usados pelo TCE nesta área de formação em todo o estado, o que ajudará também na formação de servidores e secretários nos municípios. Essa parceria com a OABRJ nos ajudará a melhorar o atendimento e os serviços na área de administração pública do estado".

O presidente da Seccional destacou a gratuidade dos cursos, o que facilita o acesso ao programa oferecido pelo Tribunal de Contas.

"Agradeço a iniciativa do vice-presidente Márcio Pacheco, que é oriundo da advocacia e que um dia voltará para contribuir muito mais conosco", destacou Luciano.

"Tenho certeza de que será muito produtivo para toda a advocacia ter acesso a esses cursos que ampliam a formação dos advogados e advogadas, e de maneira gratuita, ou seja, com acesso para todos. E essa contrapartida será importante, porque as estruturas da Ordem em todo o Rio de Janeiro ajudarão o TCE a expandir esse projeto a todo o estado".

A parceria foi fruto de uma sugestão do presidente da OAB/Itaguaí, Joseph Piñero, ex-aluno da ECG.

"Essa é uma importante conquista para a advocacia, que passa a ter acesso a excelentes conteúdos de instrução e profissionalização", afirmou Piñero.

"É importante destacar a sensibilidade do TCE em acatar esse pleito da advocacia, oportunizando que a classe tenha a possibilidade de se especializar na atuação junto ao TCE. Na qualidade de ex-aluno da Escola de Contas e Gestão do TCE, sei da qualidade dos conteúdos disponibilizados e como eles acrescentarão muito para a formação da advocacia".