17/12/2008 - 16:06

OAB/RJ e TRF2 assinam parceria para criação de Posto de Protocolo Conveniado

Da redação da Tribuna do Advogado

17/12/2008 - Foi assinado, no dia 17 de dezembro, um convênio entre a OAB/RJ e o TRF da 2ª Região, com o objetivo de criar um Posto de Protocolo Conveniado para receber, gratuitamente, petições destinadas aos órgãos da Justiça Federal de 1º e 2º graus. O projeto-piloto vai funcionar na sede da OAB/Ilha do Governador, e em breve outras subseções interessadas poderão beneficiar-se da parceria – bastando para isso procurar a Seccional e encaminhar requerimento ao Tribunal.

O convênio de cooperação técnico-institucional foi assinado pelos presidentes do TRF2, desembargador Joaquim Antonio Castro Aguiar, da Seccional, Wadih Damous e da 33ª subseção, Luiz Carlos Varanda dos Santos. "Esse convênio que estamos assinando, na sede da OAB/RJ, com a honrosa presença do presidente do TRF2, mostra que estabelecer parcerias entre advogados e juízes só pode trazer benefícios para todos, inclusive para a sociedade. O Posto de Protocolo Conveniado será útil para os advogados e para os cidadãos, pois evitará que se amplie o assoberbamento de pessoas nos Tribunais. O advogado poderá protocolar sua petição confortavelmente, perto de seu escritório", explicou Wadih.

"Vejo esse convênio como uma vitória da OAB/RJ e da gestão Wadih Damous, com o devido crédito ao presidente da OAB/Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda, que insistiu bastante para estabelecermos essa parceria. Realizamos estudos que atestaram a viabilidade técnica e a segurança da proposta, e o convênio já foi aprovado pelo Tribunal Pleno. Ressalto ainda que o TRF não terá nenhum ônus, já que todo o equipamento utilizado será da Ordem", afirmou o desembargador, que acrescentou que não haverá diferença entre o protocolo do Posto e o do Tribunal. "Temos confiança na OAB/RJ e nas administrações de Wadih Damous e Luiz Carlos Varanda, por isso estou assinando esse convênio com muita satisfação. Os advogados poderão dar entrada em petições na subseção como se estivessem fazendo-o no próprio Tribunal", disse ele. O presidente da OAB/Ilha do Governador lembrou o quanto a parceria facilitará a vida dos jurisdicionados. “Esse convênio representa um grande passo, haja vista a facilidade que trará para o advogado, que não precisará vir ao Centro e poderá protocolar suas petições na sede da subseção”, argumentou Varanda.

O presidente da Seccional destacou ainda a importância da parceria entre advogados e juízes. "Quero agradecer a boa vontade e o espírito público do presidente Joaquim Aguiar. Esse é um momento importante para aperfeiçoarmos o relacionamento entre a advocacia e a magistratura, que tem desgastes inerentes, mas deve ser sempre cortês e de cooperação", concluiu.