28/01/2022 - 02:40 | última atualização em 28/01/2022 - 10:55

Ordem presta solidariedade a advogada agredida em Friburgo e repudia ataques

Jornalismo da OABRJ

As diretorias da Subseção de Nova Friburgo e de Mulheres da Seccional repudiaram, por meio de nota oficial, a violência sofrida pela advogada Michelly da Silva Vogas, agredida no sábado, dia 22, na cidade da Região Serrana do Rio.

O texto afirma que a OAB "é uma instituição que combate e não tolera qualquer tipo de violência" e lembra a decisão do Conselho Federal de afirmar que violência contra a mulher impede a inscrição nos quadros da Ordem.

Leia a nota na íntegra:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro, vem a público repudiar os atos de violência doméstica sofridos pela advogada Michelly da Silva Vogas, na noite de sábado, dia 22, no bairro Olaria, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Os registros de uma câmera de segurança instalada no local e um ofício enviado pelo Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica de Nova Friburgo à 9ª Subseção da OAB/RJ confirmam a gravidade do ataque e indicam que o autor das agressões é o ex-companheiro da vítima, também advogado. A subseção e a Seccional prestaram toda a assistência à advogada e acompanharão as investigações do caso. A gravação e os documentos foram enviados para o Trivunal de Ética e Disciplina da OABRJ.

É lamentável constatar que casos de violência de gênero continuam ocorrendo todos os dias em nossa sociedade. A Ordem dos Advogados do Brasil é uma instituição que combate e não tolera qualquer tipo de violência e, desde 2019, via súmula editada pelo Conselho Federal, considera que a violência contra a mulher é fator impeditivo para a inscrição nos quadros da Ordem.

A Seccional do Rio de Janeiro registra sua solidariedade à advogada Michelly da Silva Vogas, deixando consignado nesta nota de repúdio que jamais deixará de se pronunciar diante de tais atos e não poupará esforços para combater quaisquer ações de violência e crimes de ódio que busquem ofuscar as conquistas sociais das mulheres alcançadas nos últimos anos.

Diretoria de Mulheres da OABRJ
Diretoria da OAB/Nova Friburgo