31/10/2023 - 15:46 | última atualização em 31/10/2023 - 19:20

Ordem reclama de falta de servidores no TRT1 e pede manutenção do posto da CEF em Barra do Piraí

Pautas foram apresentadas em reunião com o presidente da corte trabalhista, realizada nesta terça, dia 31

Felipe Benjamin

A manutenção do Posto de Atendimento da Caixa Econômica junto à Vara Federal do Trabalho de Barra do Piraí foi tema de um encontro na manhã de terça-feira, dia 31, entre assessor executivo da Presidência da OABRJ, Carlos André Pedrazzi, e o presidente da OAB/Barra do Piraí, Christopher Taranto - representantes da OABRJ - e o desembargador Cesar Marques Carvalho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1).

"É importante que a OABRJ mantenha sempre um contato com o tribunal, porque nós dependemos dela e a Ordem também depende de nós", afirmou o desembargador.

"Juntos temos que dar soluções para os processos que os trabalhadores, as empresas - públicas e privadas - e os municípios tanto precisam. Por isso é sempre importante manter essa harmonia entre a OABRJ, a Justiça e todos os outros órgãos com os quais possamos contar".

Segundo o desembargador, a Justiça do Trabalho busca no estado a aproximação com moradores de localidades mais afastadas dos grandes centros.

"Em Barra do Piraí temos localidades que ficam bastante distantes, inviabilizando o transporte de trabalhadores da zona rural", afirmou. "Se pudermos nos aproximar, colocando a Justiça cada vez mais perto da população. Pensando nisso é que inauguraremos até o fim do ano o Posto Avançado de Valença".

A notícia foi bem recebida pelo presidente da OAB/Barra do Piraí, que se mostrou esperançoso com a aproximação entre a Ordem e a Justiça do Trabalho.

"A reabertura do Posto Avançado de Valença é uma ótima notícia, porque além de atender colegas das cidades vizinhas, também atende muitos colegas de Barra do Piraí", afirmou Taranto.

"O presidente ficou bastante tocado com os pleitos que apresentamos, de aumento de funcionários nas serventias e principalmente de manutenção do Posto de Atendimento Bancário (PAB), que ajuda muito o exercício da advocacia. Nosso principal desafio é mostrar para a população que a Justiça está próxima e de portas abertas. Um possível fechamento do Posto Avançado de Valença faria com que muitas pessoas deixassem de buscar a Justiça, e é importante divulgar e orientar a população de que esses postos existem e que a OABRJ está sempre aberta a dar as orientações necessárias".

Expectativas positivas também foram expressas por Pedrazzi, que destacou o alcance do posto que atenderia, além de Barra do Piraí, Piraí, Valença, Mendes, Miguel Pereira, Vassouras, Rio das Flores, Paty do Alferes e Engenheiro Paulo de Frontin.

"Temos que elogiar o diálogo permanente entre o Poder Judiciário Trabalhista e a OABRJ, que é um canal importante para que possamos apresentar os pleitos da advocacia e do jurisdicionado", afirmou o assessor executivo da Presidência da OABRJ.

"Tivemos um encontro muito produtivo com pleitos que não são apenas de Barra do Piraí, mas também de outras cinco subseções e nove cidades que compõem aquela região, e que favorecem os interesses da advocacia e do cidadão. O desembargador César Marques se mostrou bastante sensível às demandas e acredito que teremos um retorno bastante positivo deste encontro".