18/05/2023 - 13:53 | última atualização em 19/05/2023 - 18:31

COMPARTILHE

Ouvidoria da Mulher estreia curso de capacitação para atender vítimas de violência

Subseção de Nilópolis foi a primeira a receber o workshop

Yan Ney



A OABRJ, através da Ouvidoria da Mulher, promoveu a primeira edição do Curso de Capacitação para Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência na Câmara de Vereadores de Nilópolis. A formação tem como base uma cartilha elaborada pelo grupo, que reúne artigos sobre violência de gênero com recortes raciais e de mulheres transgêneros, além do perfil de relacionamentos abusivos e as prerrogativas da mulher advogada.

Ouvidora da Mulher da OABRJ, Andrea Tinoco destacou a importância de um canal para receber denúncias de violência contra a mulher e revelou o tipo de conteúdo apresentado durante o curso de capacitação.


“Nossa abordagem se concentra em fornecer apoio compassivo e inclusivo às mulheres, garantindo que elas se sintam acolhidas e apoiadas por nossa instituição. Enfatizamos estratégias de ensino que auxiliem na criação de um ambiente seguro e acolhedor para as vítimas”, revelou a ouvidora.



Segundo ela, o objetivo da cartilha é explicar o procedimento que precisa ser feito para ouvir a situação de violência, dando orientações adequadas, encaminhamentos e respeitando os direitos das mulheres. Tinoco ainda destacou o quanto os casos de violência permanecem ocultos, mesmo com todo o incentivo às denúncias.

“Os casos de violência frequentemente permanecem desconhecidos ou desconsiderados. O aspecto preocupante reside na significativa disparidade entre a excessiva visibilidade concedida a casos sensacionalistas na mídia e a falta de atenção voltada para a violência cotidiana sofrida pelas mulheres.  A marginalização da violência contra a mulher torna-se evidente por meio do atendimento inadequado às suas vítimas”, afirmou a ouvidora.

Andrea Tinoco também tratou da necessidade de amparar alvos de violência: “Quanto mais os órgãos se dispuserem a atender essas mulheres, maiores são nossas chances de protegê-las. É fundamental destacar a tendência de negar sua existência, apesar de reconhecer sua prevalência”.

Além da ouvidora da Mulher, o curso contou com a presença das ouvidoras adjuntas da Mulher da Seccional Juliana Ferreira e Andrea Peres; da presidente da OAB Jovem RJ, Amanda Magalhães; da coordenadora do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Violência da Comissão OAB Mulher RJ, Lívia Valle; e da advogada criminalista, Geisa Santana.

Entre os representantes da OAB/Nilópolis, participaram a presidente da subseção, Fátima Pfaltzgraff; a presidente da Comissão OAB Mulher de Nilópolis, Gisele Tompson; a delegada de Atendimento à Mulher de Nilópolis, Monica Areal; o secretário de Segurança Pública de Nilópolis, Esmar França; e a diretora da Casa da Mulher Nilopolitana, Nilcea Cardoso.

Para a presidente da OAB/Nilópolis, Fátima Pfaltzgraff, é de extrema importância que exista um curso de capacitação para estimular os canais de atendimento a mulheres vítimas de violência.


“As subseções poderão contribuir diretamente no enfrentamento à violência contra a mulher, apoiando ações que visem erradicar agressões, garantindo orientação e proteção dos seus direitos. O objetivo é transformar as subseções em mais uma porta desse atendimento”, disse a presidente, que ficou muito honrada em ser a primeira subseção a receber o curso, iniciado a partir do macroprojeto do governo federal Pro-Mulher, em 2022.



As próximas subseções que receberão os workshops são: Cachoeiras de Macacu, Volta Redonda e Méier. A ideia da Ouvidoria da Mulher é percorrer pelo menos metade das 63 subseções até o final do ano.

Abrir WhatsApp