21/10/2022 - 19:48 | última atualização em 21/10/2022 - 19:51

COMPARTILHE

Palestra na Seccional discute sistemas familiares internos e seus desafios

Biah Santiago

Foi realizado nesta sexta-feira, dia 21, no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, o evento ‘Introdução aos sistemas familiares internos’. Organizado pelas comissões Especial e Estudos sobre o Direito Sistêmico (Ceeds) e a de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD), ambas da OABRJ, em parceria com a Comissão de Direito Sistêmico da Subseção da Barra da Tijuca, o encontro abordou a respeito dos desafios do tema para a sociedade. É possível assistir a aula aberta na íntegra no canal da OABRJ no YouTube.  

Compuseram a mesa a delegada da CDPD, Tathyane Hofke, representando o presidente da comissão, Geraldo Nogueira; a vice-presidente da Comissão de Direito Sistêmico OAB/Barra, Cláudia Arouca; a vice-presidente da Ceeds, Raphaella Estrella; e o professor PhD e divulgador do tema no Brasil, Marcelo Pelizzoli.

Segundo Cláudia Arouca, o evento é “um assunto palpitante para os operadores do Direito, e este encontro é a primeira etapa da introdução nesta matéria”.

O palestrante Marcelo Pelizzoli destacou o uso das sensações, emoções e pensamentos para promover a autorreflexão. De acordo com ele, o “tema é bastante delicado para ser discutido”.

“Nós, seres humanos, carregamos dentro da gente dimensões diferentes. E como podemos compreender tudo isso? Com emoções e momentos de vida. Para isso precisamos utilizar ferramentas disponíveis para entender nossos padrões, clássicos na psicanálise”, explicou o professor.

“Esse assunto é muito como vemos o outro e como vemos a nós mesmos, e qual o melhor caminho para chegar lá. Todas as estratégias são formas de ajuda dentro de uma lógica e de um conjunto de sensações para compreendermos o sujeito e os múltiplos eus. O que devemos saber é que as perguntas são mais importantes que as respostas, já dizia Sócrates. Quando temos as respostas, a possibilidade de abrir um leque vem da maestria das perguntas”.

Abrir WhatsApp