28/03/2008 - 16:06

Parceria com CNJ permite implantação do Recurso Extraordinário eletrônico no Rio de Janeiro

Do CNJ

28/03/2008 - O sistema do Recurso Extraordinário (RE) eletrônico foi implantado nesta quinta-feira (27) no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro,  pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie. A ferramenta, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é empregada para agilizar o processo ao permitir o encaminhamento de recursos ao STF em formato digital, mesma forma para a tramitação e julgamento.

Para possibilitar o funcionamento do sistema, o CNJ repassou ao TRF dezoito digitalizadores e enviou técnicos para implantação e treinamento de funcionários. A informatização do Recurso Extraordinário já é praticada no STF e tem como objetivo a aceleração do julgamento e a redução de custos com papel. Só em 2005 foram utilizadas 350 toneladas de papel em recursos extraordinários.

Na inauguração, Ellen Gracie adiantou que, com a informatização, há expectativa de em dois anos o Judiciário viver outra realidade em termos de processos, particularmente quanto ao STF. O resultado virá, segundo ela, com a melhor prestação do serviço ao cidadão. Ao agradecer à ministra, o desembargador federal Joaquim Antônio Castro Aguiar, presidente do TRF da 2ª Região, ressaltou vantagens do novo sistema.