11/06/2019 - 13:38

COMPARTILHE

Porte de Livros: conheça a campanha da OAB/RJ

Eduardo Sarmento

A campanha 'Porte de Livros' da OAB/RJ, que estimula a doação de títulos em distintos locais do Rio de Janeiro, teve sua primeira estante inaugurada em Queimados, em abril. À frente do projeto, a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio, explica a opção pelo município da Baixada Fluminense e se mostra otimista em relação à iniciativa. "Começar por Queimados é uma questão simbólica, já que, segundo dados oficiais, é a região do Brasil que mais sofre com a violência. A ideia é justamente contrapor essa informação ao conjunto educação, estudo e livros, como um alerta de que só vamos melhorar o país e diminuir a violência dando oportunidade às pessoas, acesso ao conhecimento. Este é o significado dos livros", acredita. 

O presidente da subseção de Queimados, Alexandre Fontes, faz coro ao destacar as dificuldades enfrentadas pela população da cidade, em especial os mais jovens. "Por meio deste projeto, a Ordem fará diferença em nossa sociedade. Precisamos de uma mudança de pensamento e de consciência para que nossa juventude tenha uma vida justa, afastada do crime. O futuro do jovem queimadense tem um novo início hoje", aposta. Fontes elogiou a iniciativa dos organizadores de iniciarem a campanha pelas áreas mais necessitadas e afirmou ter o sonho "de convencer os mais novos a trocarem armas por livros". 

A campanha 'Porte de Livros' não engloba apenas obras jurídicas, aceitando publicações de estilos variados. "Durante os três anos de mandato, vamos cobrir o estado inteiro, chegando a todas as subseções", afirma a vice-presidente.  Os livros não jurídicos serão entregues pelos presidentes de subseções a escolas públicas, enquanto os exemplares jurídicos serão distribuídos às bibliotecas das unidades da Ordem do interior. 

O nome da campanha remete à expressão “porte de armas”, tema atualmente em voga na agenda política e nas discussões sociais do país. Ao criar tal paralelo e, simultaneamente, contrapor o livro ao instrumento bélico, a iniciativa traz à tona a necessidade de se pensar quais diretrizes devem guiar o modelo de país que pretendemos construir para as novas gerações. "Como declarou o escritor Monteiro Lobato", cita Basílio, “um país se faz com homens e livros”. 

Confira abaixo os locais onde é possível fazer doações:

Pontos de recolhimento Endereço
Recepção da OAB/RJ
 Av. Marechal Câmara, nº 150, Centro
Prédio da Caarj
Av. Marechal Câmara, nº 210, Centro
Sala da OAB/RJ no Tribunal de Justiça Av. Erasmo Braga, nº 115, Centro
Sala da OAB/RJ no Tribunal Regional Federal Rua Acre, nº 80, Centro
Sala da OAB/RJ no Tribunal Regional do Trabalho
Rua do Lavradio, nº 132, Centro
Sala da OAB/RJ no Fórum da Barra da Tijuca
Av. Luís Carlos Prestes, s/n
Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle
Rua da Assembleia, nº 10, 11º andar, Centro
Clínica da CAARJ/Med10
Rua São José, nº 20, 6º andar, Centro
Basílio Advogados Av. Presidente Wilson, nº 210, 12º andar, Centro
Terra Vianna Advogados
Rua São José nº 20, sala 1901, Centro
Galvão Advogados
Av. Rio Branco, 100, 16º andar, Centro
Subseção de Teresópolis Travessa Portugal, 39, Centro, Teresópolis
Subseção de Duque de Caxias Rua Passo da Pátria, n° 191, 25 de Agosto, Duque de Caxias
Subseção de Leopoldina Rua Leopoldina Rêgo, 542, Olaria, Rio de Janeiro
Subseção de São Gonçalo Travessa Euzelina, n° 100, Zé Garoto, São Gonçalo
Subseção de Niterói Av. Ernani do Amaral Peixoto, 507, 10º andar, Centro, Niterói
 
Abrir WhatsApp