25/04/2009 - 16:06

Prefeito cria o Comitê de Combate ao Uso de Crack e Prostituição Infantil

Do jornal O Globo

25/04/2009 - O prefeito Eduardo Paes criou ontem o Comitê de Combate ao Uso de Crack e Prostituição Infantil e deu um prazo de 30 dias, a contar da publicação do decreto, prevista para segunda-feira no Diário Oficial, para que o grupo, que se reunirá na próxima quinta-feira, apresente um plano de ação para curto, médio e longo prazo. O decreto vai listar 18 medidas a serem realizadas pelo grupo, que contará com a participação de representantes dos governos municipal, estadual e federal.

O encontro, a portas fechadas, no Palácio da Cidade, reuniu cerca de 50 pessoas de diferentes órgãos públicos. Paes ressaltou que a integração será o diferencial do comitê: "A ideia é integrar as ações. O que está claro é que precisamos de um centro de assistência específico para essas crianças, que hoje são levadas para abrigos sem estrutura para lidar com o problema".

Prefeito diz que os recursos já estão liberados Segundo Eduardo Paes, já há recursos para ajudar no trabalho do comitê: "Os recursos para a área de assistência social são maiores do que a média nacional e já estão liberados. A prefeitura tem um conjunto de abrigos, tem recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e até do Ministério do Turismo para essa questão da prostituição. Não vamos resolver do dia para a noite, mas vamos começar com uma ação sistemática, cobrando prazos para que haja de fato um enfrentamento da questão".

Para o prefeito, a participação do Poder Judiciário é fundamental para conseguir manter os menores dependentes da droga em tratamento: "São crianças, jovens em situação de risco e com famílias desestruturadas e existe toda uma legislação própria. Não é só acolher. Tem que tratar e podemos criar restrições, trancar a porta à noite, para que essa criança não vá embora. O estatuto prevê essa possibilidade".

O secretário especial de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, disse que a Secretaria de Assistência Social vai promover ações constantes e mapear os locais de venda de crack e de prostituição infantil nas ruas.