19/08/2019 - 13:00 | última atualização em 19/08/2019 - 15:38

COMPARTILHE

Preservação da biodiversidade frente a mudanças climáticas pauta palestra na Seccional

Nádia Mendes

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ reuniu especialistas na manhã desta segunda-feira, dia 19, para debater os desafios que as mudanças climáticas apresentam para a preservação da biodiversidade. O presidente da CPDA, Reynaldo Velloso, abriu o encontro. O evento está disponível na íntegra no Canal da OAB/RJ no Youtube.

O primeiro palestrante da manhã foi o coordenador de Animais Exóticos da CPDA, Francisco Carrera. Ele pontuou que tanto a preservação da biodiversidade quanto a atenção às mudanças climáticas são temas que despertam muito o interesse internacional no Brasil sob o aspecto econômico. "O nosso país é titular de um grande patrimônio, que está representado por recursos naturais, não podemos esquecer disso", afirmou.

Carrera explicou que este patrimônio não se restringe apenas à ideia de valoração somente da biodiversidade. "O conceito de biodiversidade é muito amplo, não podemos nos restringir apenas a espécies ou a subespécies. Temos que, seguindo o que prevê a Convenção da Biodiversidade, a pensar um pouco entre a variabilidade e também o bom relacionamento entre as espécies, seus ecossistemas, seus espaços e suas ambiências. E também temos que incluir nestes conceitos não apenas os animais, a fauna e a flora, mas as relações travadas entre as chamadas comunidades ancestrais, que lidam diretamente com esse patrimonio universal. Nós, seres humanos, também estamos incluídos nesse conceito de biodiversidade", disse.

Em seguida, palestraram o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ, Flávio Ahmed; o coordenador de Animais Sivestres da CPDA, Rogério Caldas, e o doutor em Direito Internacional Marcos Vinícius Torres. 

Abrir WhatsApp