07/05/2008 - 16:06

Presidente da OAB/RJ recebe homenagem e defende Exame de Ordem

Do Jornal do Brasil (com redação da Tribuna do Advogado)

07/05/2008 - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, Wadih Damous, recebeu nesta terça-feira, dia 6, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, principal comenda do município do Rio de Janeiro, entregue pela Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Roberto Monteiro, que é também conselheiro da Seccional

Durante a cerimônia, Wadih discursou e enfatizou que, mesmo com reclamações de alguns estudantes, o exame da Ordem vai continuar. "Não abriremos mão do exame. Não podemos deixar que os cidadãos sejam atendidos por pessoas despreparadas", argumentou. "Eles vão ter que estudar. Vamos lutar contra uma situação calamitosa em que 110 faculdades do Rio não acompanham a devida qualidade acadêmica. Esse é o papel que vamos desempenhar, doa a quem doer".

Presente na Câmara, a ex-senadora e pré-candidata do PC do B à prefeitura, Jandira Feghali, fez questão de ressaltar a importância da gestão Wadih. "Tenho absoluta certeza que a OAB está em excelente mãos", afirmou Jandira. "Em 16 anos de vida parlamentar, sentia muita falta da Ordem, que hoje está de volta".

Comenda

A Medalha Pedro Ernesto é entregue pela Câmara Municipal àqueles que mais se destacam na comunidade brasileira. Criada em 1980, a comenda leva o nome do médico pernambucano Pedro Ernesto Batista (1884-1942), que iniciou sua trajetória política nos primeiros anos da década de 1920, quando tomou parte dos movimentos de oposição ao Governo Federal levados a cabo pela jovem oficialidade revolucionária do Exército. Pedro Ernesto foi prefeito do Rio de Janeiro e teve sua administração marcada por realizações nos campos da Saúde e da Educação.