12/05/2009 - 16:06

Presidente do Supremo defende criação de vara para mediar conflito agrário

Do jornal O Globo

12/05/2009 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, defendeu ontem a criação de varas especializadas na questão agrária, para auxiliar na solução de conflitos fundiários.

Segundo Gilmar, a resposta rápida "minimiza, reduz e previne outros conflitos". O ministro também sugeriu que os juízes atuem mais na conciliação.

"Criando instâncias permanentes, vamos aprender mais, ter maiores cuidados na deflagração de novos procedimentos que possam ensejar conflitos. É preciso que tenhamos conhecimento dessa realidade para tomarmos decisões políticas adequadas", disse Gilmar, na instalação do Fórum Nacional para Monitoramento e Resolução dos Conflitos Fundiários.

O ministro enfatizou a importância da atuação conjunta dos três Poderes para solucionar disputas de terra no Brasil: "Ninguém pode fazer nada sozinho. É preciso esse sentimento de humildade e de necessidade de articulação".

No Rio, em palestra na Escola de Magistratura sobre crime organizado, o presidente do Supremo lamentou a deficiência de provas em condenações baseadas só em inquéritos policiais.

E afirmou que a concessão de mandados de prisão deve atender ao princípio da garantia da ordem pública, não ao clamor popular.