04/05/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Presidente do TST se diz favorável à criação do TRT em Niterói

Presidente do TST se diz favorável à criação do TRT em Niterói

 

 

Da redação da Tribuna do Advogado

 

04/05/2009 - Em reunião com o presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, e com o deputado Chico D’Angelo, do PT, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Milton França, afirmou ser simpático à idéia de criação de um segundo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no estado, em Niterói.

 

De acordo com França, o TST já analisa a proposta encaminhada pela Câmara, por iniciativa do parlamentar fluminense.

 

O deputado afirmou que o crescimento do Rio está estrangulando o funcionamento das varas do trabalho no interior, com o aumento do número de processos, especialmente porque o crescimento dessas regiões estão pautado nas indústrias naval, petrolífera, metalúrgica e no setor de serviços. D’Angelo teme que, com o aumento da demanda, o TRT do Rio fique ainda mais congestionado, gerando efeitos negativos para a classe trabalhadora.

 

Para Antônio José, a criação de mais um Tribunal do Trabalho vai ajudar a dar celeridade às causas trabalhistas do interior, que ficaram em segundo plano durante as administrações anteriores. Como exemplos, ele citou a situação da Justiça do Trabalho em Nova Iguaçu e em Nilópolis, informando que os advogados trabalhistas do Estado estão dando total apoio ao novo presidente do TRT-1, desembargador Aloysio Santos, para que ele solucione os problemas.

 

Representando a OAB/RJ no encontro, esteve o membro di Comitê Gestor da Caarj, Ricardo Menezes; o presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat), Nilson Xavier;  o diretor do Fórum de Niterói, juiz Jorge Ramos; o ex-diretor da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra), juiz Paulo Périssé; e o secretario-geral da presidência do TST, Alexandre de Jesus Coelho Machado.

Abrir WhatsApp