29/01/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Presos dois suspeitos de matar advogado de Pernambuco

Presos dois suspeitos de matar advogado de Pernambuco

 

 

Da Folha de S. Paulo

 

29/01/2009 - A Polícia Militar da Paraíba prendeu anteontem, na divisa do Estado com Pernambuco, dois suspeitos de envolvimento na morte do advogado e vice-presidente do PT de PE, Manoel Bezerra de Mattos Neto, 40.

 

Entre os presos está o sargento Inácio Flávio Pereira, da PM da Paraíba. Ele é suspeito de ser o mandante do homicídio. Também foi preso o dono da arma supostamente usada no crime, Cláudio Roberto Borges. As prisões ocorreram na região de Itambé (111 km de Recife). Outros dois suspeitos de participar da morte do advogado são procurados.

 

Neto foi morto a tiros na noite de sábado, numa casa de praia em Pitimbu (PB). As investigações indicam que ele foi morto por vingança.

 

Integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE (Ordem dos Advogados do Brasil), ele testemunhou na CPI do Extermínio no Nordeste, em 2004, contra os chamados "grupos de extermínio" da região.

 

A espingarda supostamente usada no crime foi encontrada enterrada. Segundo o comandante-geral da PM paraibana, coronel Kelson de Assis Chaves, responsável pelas prisões, os suspeitos negaram envolvimento.

 

As primeiras perícias, diz o coronel, indicam que a arma é a que matou o advogado. A Folha não conseguiu entrevistar os suspeitos nem seus advogados. A Anistia Internacional divulgou ontem nota na qual diz que a morte é resultado de um fracasso do Estado brasileiro. O órgão pede que a PF apure o caso.

Abrir WhatsApp