12/12/2019 - 14:12

Prevenção de demandas trabalhistas e o bem-estar de funcionários pautam discussão da Comissão de Estudos sobre Direito Sistêmico

Clara Passi

A Comissão Especial de Estudos sobre o Direito Sistêmico da OABRJ promoveu, nesta quarta-feira, dia 11, em sua sede, uma discussão sobre a prevenção de queixas trabalhistas. O viés do debate foi o fomento de uma cultura de responsabilidade social que vise ao bem-estar do trabalhador e o aumento da produtividade.

A Comissão de Direito do Trabalho da Associação Brasileira de Advogados (ABA), a Comissão de Direito Sistêmico da OAB/Barra da Tijuca, a Comissão de Práticas Colaborativas da OABRJ, a Comissão de Gestão Positiva de Conflitos da Associação Brasileira de Advogados e a Comissão de Compliance da Associação Brasileira de Advogados apoiaram a realização do encontro.

As integrantes da Comissão Especial de Estudos sobre o Direito Sistêmico da OABRJ Gabriele Perret e Célia Dantas e o integrante da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/Barra da Tijuca Célio Celli foram alguns dos palestrantes.

Primeiro a falar, Celli explicou como funcionam os processos de mediação dentro das empresas, a mediação "in company", e quais são suas vantagens.

"A mediação é a auto-composição de conflitos e difere da conciliação e da arbitragem. Para um empresário, a mediação tem um papel importante, já que este é um sujeito que sai de casa para matar um leão por dia, tem uma forma beligerante de enfrentar os problemas, acha que todos estão contra ele. Mas fica satisfeito quando sai de uma mediação sabendo que foi ele próprio quem tomou aquela decisão. Até mesmo empresas do terceiro setor precisam da mediação".

O advogado citou ainda a celeridade em relação a um processo convencional como outro benefício do instituto.

Outros pontos abordados foram instrumentos de conciliação (constelação organizacional e a negociação) e o compliance trabalhista, assim como casos em que a prevenção de demandas não deu certo e resultaram em  mediações judiciais no Cejusc do TRT-1.