20/08/2020 - 13:51 | última atualização em 21/08/2020 - 18:07

COMPARTILHE

Problema com CAPTCHA sonoro no Portal do TJRJ pode ser solucionado alterando navegador

Jornalismo da OABRJ

A Diretoria de Inclusão Digital e Inovação da OABRJ apurou com o Tribunal de Justiça (TJRJ) sobre o problema detectado por muitos advogados e advogadas que tentam utilizar a versão sonora do CAPTCHA do Portal da entidade. A Ordem foi informada que o recurso de áudio funciona, porém, temporariamente, só pode ser acessado por meio do navegador Internet Explorer. 

A diretora Maria Luciana Souza afirma que esta é uma ferramenta de extrema importância para colegas com deficiência visual e, por isso, o pleito foi levado imediatamente à corte. Muitas vezes visto em formulários de sites em formato de letras ou imagens, o CAPTCHA é um teste de desafio cognitivo, utilizado como ferramenta anti-spam. 

“No DCP, sistema de Distribuição e Controle de Processos do TJRJ, o CAPTCHA tem a função de evitar que softwares automatizados [conhecidos como bots] executem ações que acabem por inviabilizar a utilização pelo usuário humano, sejam os advogados, serventuários e outros”, explica Maria Luciana. “Ainda que o advogado esteja logado ao DCP com a devida autenticação por meio de certificado digital, será necessário utilizar o CAPTCHA”, completa. 

Ela conta que na conversa com o TJRJ foi informado que o Novo Portal do tribunal, ainda sem data definida para ser inaugurado, terá um tipo de diferenciação entre usuários “humanos e não humanos” distinto: o reCAPTCHA V3 (API do Google): “Os advogados não precisarão mais responder a um desafio CAPTCHA. O recurso verificará a navegação em segundo plano e, caso haja tráfego suspeito emitirá o alerta ao gestor ou administrador do Portal do TJRJ”. 

Por enquanto, porém, a orientação é que os colegas que precisam do CAPTCHA sonoro acessem o Portal do TJRJ pelo Internet Explorer. “Qualquer problema, a Diretoria está a postos para receber suas dúvidas e reclamações”, afirma.  

Pelo email [email protected] é possível encaminhar suas demandas para o grupo. 

Abrir WhatsApp