15/08/2019 - 10:56 | última atualização em 15/08/2019 - 11:11

COMPARTILHE

Professor Ricardo Lobo Torres é homenageado pela ESA

Eduardo Sarmento

Falecido em 25 de maio de 2018, o advogado e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lobo Torres foi homenageado nesta quarta-feira, dia 14, no evento "Direitos fundamentais e estado fiscal", organizado pela Escola Superior de Advocacia e realizado na Seccional.
 
Durante o dia, Gustavo da Gama Vital de Oliveira (Uerj), Marco Antonio Ferreira Macedo (UFF), Felipe Kertesz Renault Pinto (Ibmec), Rodrigo Valadão (Escola Superior de Advocacia Pública - Esap) e Adilson Rodrigues Pires (Uerj) trataram de temas como "Elusão legislativa da constituição: o caso das contribuições de seguridade social", "Diálogo constitucional no Direito Tributário brasileiro", "A natureza jurídica do orçamento público e suas implicações para o seu processo decisório", "Sociedade e tributação solidárias pós-globalização tecnológica" e "Responsabilidade Social Corporativa". 

Na ocasião, foi lançada a coletânea “Direitos fundamentais e estado fiscal: Estudos em homenagem ao professor Ricardo Lobo Torres” (Juspodivm), obra coordenada por Carlos Alexandre de Azevedo Campos, Gustavo da Gama Vitel de Oliveira e Marco Antonio Ferreira Macedo. 

A longo de sua trajetória, o jurista também foi procurador do Estado do Rio de Janeiro e, na Uerj, ocupou os cargos de vice-diretor da Faculdade de Direito e coordenador do programa de pós-graduação em Direito. No Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), onde ingressou em 1979, era membro da Comissão de Direito Financeiro e Tributário e foi integrante do Conselho Superior. 
Abrir WhatsApp