02/08/2022 - 16:55 | última atualização em 02/08/2022 - 19:35

Projeto ‘Ouvidoria Itinerante’ teve sua estreia no Fórum de Madureira

Em primeira visita, Ouvidoria apresenta proposta e seus serviços à advocacia da região

Biah Santiago

A Seccional lançou nesta terça-feira, dia 2, o projeto ‘Ouvidoria Itinerante’ em visita ao Fórum Regional de Madureira. Com a promessa de uma gestão proativa que percorrerá as subseções de todo o estado, a Ouvidoria da OABRJ foi à região conhecer as demandas da advocacia local e explicar o processo de atendimento pelo sistema integrado com o Conselho Federal. A visita foi guiada pelo ouvidor-geral da Seccional, Carlos Henrique Carvalho, e pelo presidente da Subseção de Madureira-Jacarepaguá, Waldemar Bezerra.

Segundo Carlos Henrique Carvalho, o objetivo do grupo é “entrar em contato direto com advogados e advogadas e abrir as portas da Ordem e da Ouvidoria para que a advocacia conheça este canal de atendimento”.

“Estamos aqui, hoje, para entender e atender advogados e advogadas e as questões que os afetam em seu local de trabalho. E claro, atender, também, a sociedade como um todo. Essa é a diferença do trabalho da Ouvidoria, auxiliar o advogado desde a identificação do problema, com acompanhamento individual e de forma transparente do início ao fim”, avaliou o ouvidor-geral da Ordem.

De acordo com Waldemar Bezerra, a interlocução entre a Seccional e as subseções trará melhorias ao ofício de advogados e advogadas.

“Estamos muito felizes em receber esta visita. Acho muito importante a proatividade da Ouvidoria de se aproximar da advocacia, construindo uma maior conexão com a classe”, ponderou o presidente da subseção. “Ouvir o advogado é essencial, pois ele passa a verdadeira dificuldade que enfrentamos em nosso meio, e com a Ouvidoria vindo até nós, buscando essas informações, com certeza teremos melhorias no nosso trabalho”.

Em conversa com advogados e advogadas presentes no fórum, a Ouvidoria e os representantes de Ordem escutaram alegações, por exemplo, quanto à falta de diálogo com os cartórios regionais; aos magistrados, que não cumprem  dispositivos legais determinados pelo Código de Processo Civil; e ao acompanhamento de audiências de conciliação, que retrocedem etapas e atrasam resultados para a advocacia e para as partes.

O ouvidor da subseção responsável pela região de Jacarepaguá, Raul Gerolimich, sugeriu a criação de plantões em fóruns e nas subseções para atender aos anseios da advocacia. Já o coordenador de delegados da Escola de Prerrogativas, Marcell Nascimento, propôs uma parceria com a Comissão de Prerrogativas da Ordem, presidida por Marcello Oliveira, também tesoureiro da OABRJ.

O encontro contou com a presença dos secretários-adjuntos da Ouvidoria da OABRJ, Andréa Tinoco e Onilio Correia; do secretário-geral da subseção, Bruno Gouvêa; do ouvidor da OAB/Madureira-Jacarepaguá responsável pela região de Madureira, Ivan Silvestre; do presidente da Comissão de Celeridade Processual e do vice-presidente da Comissão de Juizados Especiais Cíveis da subseção, Amaury Fortes e Fabio Teles, respectivamente.

Para conhecer a Ouvidoria e solicitar atendimento, basta clicar na aba Contatos do menu principal aqui do Portal.