26/09/2019 - 17:17 | última atualização em 26/09/2019 - 17:37

COMPARTILHE

Protagonismo surdo é tema do seminário ‘Setembro Azul’, da CDPD

Clara Passi

A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OABRJ, em parceria com a Secretaria municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT) e a Central Carioca de Libras promoveram a terceira edição do seminário Setembro Azul nesta quinta-feira, dia 26, na Seccional. O tema foi: As potencialidades e diversidades do ser surdo.

Depois da projeção do Hino Nacional em Libras num telão, a coordenadora de Serviços Especializados da pasta municipal, Isabel Gimenes, e o subsecretário da Pessoa com Deficiência da Prefeitura e presidente de honra da CDPD, Geraldo Nogueira, abriram o encontro.  

“A OAB é uma casa de cidadania, de defesa dos direitos do cidadão. Tem um histórico de se posicionar sempre ao lado da sociedade nos momentos mais difíceis que o pais atravessou. Foi com esse espírito que fundamos esta comissão que está completando 12 anos", disse Nogueira. "A surdez é a deficiência que mais exclui da sociedade. Há uma visão de que, como o surdo não tem nenhuma deficiência visível, não sofre tanto. As pessoas com outras deficiências são mais acolhidas, então. Temos que olhar mais para a comunidade surda e nos fazermos presentes nas ações, para que sejam incluídas de verdade. É preciso que todos aprendam um pouco a linguagem de sinais".

Os desafios da Língua Brasileira de Sinais foi o tema da primeira mesa, da qual fizeram parte a intérprete de Libras e consultora da novela “Malhação”, da TV Globo, Juliete Viana, e a atriz Giovana Rispoli, que interpreta uma personagem com deficiência auditiva na novela adolescente. As outras mesas abordaram temas ligados ao esporte e à militância dos movimentos sociais.

Abrir WhatsApp