27/09/2019 - 08:02 | última atualização em 27/09/2019 - 13:03

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Publicidade na internet: dicas para impulsionar sua carreira jurídica sem infringir normas

Nádia Mendes

Ao sair da faculdade, muitos advogados ficam em dúvida de como irão se destacar em uma profissão que já tem quase 1 milhão e 200 mil pessoas em todo o país, sendo cerca de 120 mil apenas no Estado do Rio de Janeiro. É possível usar da publicidade para alavancar a carreira?

A captação ativa de clientela e a mercantilização da profissão são terminantemente proibidas nas três normas que versam sobre essa questão: o Estatuto da Advocacia, o Código de Ética e Disciplina de 2015 e o Provimento 94 do Conselho Federal da OAB, de 2000. O fato é que essas leis são consideradas obsoletas por muitos colegas, principalmente em um ponto: a presença do advogado na internet.

A advocacia mudou. E as regras?

Atendendo aos anseios da classe, o Conselho Federal da OAB abriu uma consulta pública, que ficará disponível até novembro, para ouvir a advocacia. O questionário traz perguntas objetivas para que os colegas opinem sobre a flexibilização das regras de publicidade. Entre os temas propostos estão a utilização das redes sociais, sites e plataformas digitais para a divulgação dos serviços advocatícios. 

“Houve uma mudança no status quo da advocacia. O advogado, antigamente, era visto como uma profissão de muita confiança, de prestígio, existia a figura do ‘advogado da família’. Hoje nós não temos mais isso”, destaca o presidente da Comissão de Estudo e Publicidade de Serviços Jurídicos na Internet (CPSJI) da OABRJ, Antônio Carlos Marques. “E, na internet, se você tiver um bom conteúdo, periodicidade nas postagens e uma arte bem feita você vai ter seguidores e vai crescer. Não necessariamente só os grandes escritórios terão um grande alcance”, observa.

O subcorregedor da Seccional, Carlos Viana, defende a criação de critérios objetivos, que traduzam diretrizes e valores. “Em 2000, quando o Provimento 94 foi publicado, não tínhamos a internet como temos hoje. Em 2040 teremos que discutir de novo, provavelmente. É muito importante que os advogados participem dessa pesquisa, para que a gente tenha um resultado próximo da atuação real da classe", pontua.

Enquanto a legislação não muda, o Portal da OABRJ preparou uma série de dicas para te ajudar a impulsionar sua presença na internet sem infringir nenhuma conduta ética. É importante reforçar que a publicidade é permitida ao advogado, ao contrário do que muitos pensam. O artigo 39 do Código de Ética prevê que ela precisa, necessariamente, ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade e os artigos seguintes do Código destrincham o que é proibido.

Quais as principais infrações?

Carlos Viana, da Corregedoria da OABRJ, explica que quando o órgão recebe uma denúncia ou constata alguma irregularidade, instaura um processo, instrui e encaminha ao Tribunal de Ética e Disciplina para julgamento. No TED, o advogado é convocado e tem o direito a defesa. Ele indicou algumas das infrações mais recorrentes:

- Advogados que fazem anúncios em sites de vendas, como o OLX por exemplo, com a intenção de captar cliente de forma indevida. Outra preocupação da Corregedoria é que também existem muitos anúncios falsos nesses sites, de golpistas se passando por advogados para enganar a população

- Anúncios de advogados em grupos de bairro no facebook, principalmente prometendo limpar o nome do cliente, diminuir a prestação do carro, além de demandas consumeristas

- Uma modalidade mais nova são as chamadas “empresas especializadas” que estão pipocando no Instagram. A Corregedoria vem registrando um número crescente de casos de empresas que prometem indenização em passagens aéreas ou auxílio em divórcios, por exemplo

Veja abaixo algumas dicas de como fazer publicidade de forma ética na internet

Construa sua imagem

- Já pensou em colocar um QR Code no seu cartão de visitas? Ele pode linkar para o seu site – nunca para suas redes sociais. Invista na qualidade do papel, lembre-se que ele será uma das primeiras impressões que o seu cliente terá de você

- Você fala que é advogado no seu facebook ou no seu instagram e não tem retorno? Dê uma olhada na sua linha do tempo. Se você pretende que sua página pessoal te dê retorno profissional, o ideal é evitar posts que não tenham a advocacia como foco

Invista no seu site

- O site do seu escritório é uma extensão do seu cartão de visitas. Prefira um site sóbrio e use uma logomarca que te identifique, claro, dentro das regras pré-estabelecidas

- Mostre quem faz parte da sua equipe, com fotos e um breve currículo dos seus colegas

- Use fotos próprias! Não adianta usar uma foto do Google se a sua realidade é diferente. Mesmo que seu escritório seja modesto, é melhor que o cliente tenha uma visão fidedigna do negócio que você pode oferecer

Se destaque no seu nicho por meio de uma atuação séria

- Já pensou em criar um blog dentro do seu site? Dessa forma você não precisa de outros sites para publicar seus artigos.

- Fique atento: é proibido fazer textos com depoimentos de clientes. 

- Frases como “Me ligue”, “Eu sou o melhor advogado trabalhista do Rio de Janeiro”, “Aposente-se rápido comigo” são terminantemente PROIBIDAS pois caracterizam propaganda

Atenção com as redes sociais

- Use suas redes sociais para publicar textos acadêmicos de sua autoria. Você também pode fazer posts exemplificando algum fundamento jurídico, além de divulgar palestras, eventos jurídicos e entrevistas que venha a participar

- Mantenha o seu ambiente virtual de forma que o cliente se sinta à vontade para te procurar. Lembre-se que o movimento deve partir sempre dele

- Whatsapp, instagram e email podem - e devem - ser usados para a comunicação com seus clientes, mas nunca para captação. Não envie lista de transmissão oferecendo seus serviços, nem divulgue valores nos stories. Também é vedada a divulgação de flyers e o patrocínio de eventos não jurídicos. 

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