22/07/2019 - 08:29 | última atualização em 22/07/2019 - 12:59

Quatro vezes maior, nova ESA será inaugurada em agosto

Novo espaço funcionará no edifício histórico que também é sede do IAB e terá 16 salas com internet

Cássia Bittar

Promessa de campanha da atual gestão da OAB/RJ, a refundação da Escola Superior de Advocacia (ESA), totalmente remodelada e equiparada a escolas de alto nível das demais carreiras jurídicas, já está muito próxima de ser uma realidade para os colegas. Com previsão para inauguração no dia 8 de agosto, como parte das comemorações da Seccional para o mês da advocacia, o espaço será quatro vezes maior do que o atual, ocupando quatro andares do edifício histórico localizado na Avenida Marechal Câmara, 210, que já foi sede do Conselho Federal da Ordem, da Caarj e onde funciona o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Das atuais quatro salas disponíveis no prédio da OAB/RJ para a escola, passarão a ser 16, entre elas uma com capacidade maior do que a regular, que dará mais conforto a alunos de cursos mais requisitados, e o plenário histórico do Conselho Federal, que será o auditório da ESA, onde serão realizadas aulas magnas, palestras e eventos especiais. Internet de alta velocidade será outro diferencial do espaço, que terá wi-fi em todas as dependências para atender aos alunos e transmissão ao vivo das palestras e cursos gratuitos.

"Vamos ter um espaço dedicado exclusivamente ao ensino e aperfeiçoamento da advocacia, todo concentrado em um prédio só", salienta o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, que acompanhou o andamento das obras na última semana. Segundo ele, as novas instalações são uma conquista pois poderão atender a muito mais colegas: "Vamos ter muito mais salas e consequentemente, mais cursos. Advogados e advogadas poderão se atualizar de forma rápida e efetiva, com qualidade e de maneira muito mais ampla".

Ele ressalta que a localização, no mesmo edifício do IAB, só vem acrescentar nesse sentido: "A ESA estará junto com uma instituição com dedicação acadêmica, historicamente voltada ao aperfeiçoamento do Direito. Temos nesse prédio uma das maiores bibliotecas jurídicas do país, que é a biblioteca do instituto. É uma junção que só irá contribuir para o aprendizado dos colegas".

Diretor-geral da ESA, Sérgio Coelho afirma que tamanha ampliação é um desafio, mas que, garante, tem tudo para ser bem sucedido. "Hoje temos uma demanda de mais cursos por parte dos alunos, de mais vagas, mas há essa limitação estrutural. O novo espaço mudará muito nossas possibilidades de oferta, além de possibilitar, de forma exclusiva para a escola, a transmissão via streaming", reforça, observando que o prédio contará com uma sala estúdio específica para a elaboração de video aulas.

A reforma segue um dos pilares estabelecidos por Luciano Bandeira no início da sua gestão: o investimento na capacitação e aperfeiçoamento profissional dos colegas. E, segundo ele, a própria programação de cursos acompanhará essa lógica: "Já iniciamos a inserção de cursos mais voltados para a prática da advocacia na programação e isso só tende a intensificar na nova sede da ESA, com matérias pensadas especificamente para aumentar a empregabilidade dos colegas. Queremos que a advocacia acompanhe a evolução do mercado, as oportunidades de trabalho que surgem com as novas tecnologias, as novas vertentes do Direito. Esse é o espírito da nova ESA", resume.

Pensando também no bem-estar dos que frequentarão a escola em seu novo endereço, a Seccional prepara outras novidades, como uma sala de estudos, que ficará no mesmo andar em que funcionará uma cantina. Segundo Coelho, a lanchonete no local era uma demanda dos alunos, que não precisarão mais sair do prédio para comer nos intervalos das aulas. O espaço externo no andar em que até o início deste ano funcionava a Caarj é mais um atrativo: "É uma área de convivência em que os colegas poderão descansar e trocar conhecimentos entre os estudos", acrescenta o diretor.

Presentes na visita às obras, o secretário-geral da Seccional, Álvaro Quintão, e o presidente da Caarj, Ricardo Menezes, elogiaram o espaço. "É um projeto de campanha que ficamos muito felizes em ver sendo realizado. A advocacia vai ter um espaço maravilhoso para aperfeiçoamento profissional", comemorou Menezes.