02/06/2022 - 22:23 | última atualização em 03/06/2022 - 02:47

Reencontro nostálgico e histórica presença feminina marcam a abertura do 3º Colégio de Presidentes de Subseção do triênio

Responsável pela primeira palestra do evento, TED promete qualificar a advocacia

Biah Santiago

Autoridades da OABRJ e de diversas unidades da Ordem no estado compareceram à abertura do 3º Colégio de Presidentes de Subseção do triênio 2022/2024, realizada nesta quinta-feira, dia 2, em um hotel na Zona Norte da cidade. A solenidade foi marcada por um clima nostálgico por ser realizada no mesmo local em que foi celebrado o último Colégio de Presidentes antes do início da pandemia, há dois anos. Evento que, na época, precisou ser interrompido por conta do decreto de distanciamento social imposto pelo governo. A presença marcante da advocacia feminina foi o outro destaque do encontro. Com uma mesa predominantemente feminina, encabeçada pela vice-presidente da OABRJ,  Ana Tereza Basilio - que representou o presidente Luciano Bandeira na ocasião -, a abertura do colégio foi o primeiro evento oficial de Marisa Gaudio à frente da Caarj. Ela é a primeira mulher a ocupar este cargo.

“Hoje, nós mulheres, somos maioria nesta mesa. Isto nunca aconteceu na história dos colégios de presidentes de subseção. Para completar, esta solenidade também marca o início da gestão da Marisa na Caarj”, celebrou Basilio. “Este é um momento fundamental, pois temos o foro mais representativo da advocacia. E por estarmos no início de uma gestão, enfrentamos problemas muito sérios, causados pela pandemia e pela crise econômica. Mas somos uma gestão guiada pela palavra união e acharemos saídas”.

Reforçando a paridade dentro da Ordem, uma das anfitriãs do evento, Gracia Barradas, presidente da OAB/Méier, e a secretária-adjunta da OABRJ, Mônica Alexandre Santos, completaram a parte feminina na mesa. O diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Alfredo Hilário; o secretário-geral da Seccional, Álvaro Quintão; o procurador-geral da Ordem, Fábio Nogueira; e o presidente da OAB/Leopoldina, Alexandre Aguilar - também anfitrião do evento - compuseram o painel.

Hilário colocou-se à disposição dos dirigentes e reforçou que a advocacia vencerá todos os percalços, com boas lideranças e parceria. No mesmo sentido, discursaram os outros integrantes da mesa.

Com a promessa de união e controle de mazelas enfrentadas atualmente, as lideranças da Ordem firmaram o compromisso de utilizar os dias do colégio para ouvir e atender as demandas da advocacia, tratando de pontos comuns e questões pendentes dos últimos anos.

TED busca qualificar advocacia em parceria com subseções

Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Carlos Alberto Direito ministrou a primeira palestra deste colégio e apresentou aos presidentes de subseção as novas diretrizes do tribunal para este triênio. Segundo ele, a ideia é tirar o caráter punitivista do TED para orientar a advocacia.

Direito apresentou alguns dos projetos já iniciados, como a visita às subseções e às faculdades de Direito, para complementar a educação de estudantes com os princípios básicos da ética da profissão. Outro projeto apresentado foi a criação de cursos virtuais em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA).

A qualificação da classe também foi o mote na fala do corregedor-geral da OABRJ, Paulo Victor Lima. "A fiscalização de advogados prejudiciais à categoria faz parte deste trabalho conjunto do TED com a Corregedoria. Nosso empenho é para resgatar o prestígio da advocacia".

Vice-presidente do TED, Jonas Gondin também participou da palestra.

O Colégio de Presidentes de Subseção tem palestras agendadas até o próximo sábado. Fique por dentro dos debates levantados pelas lideranças da Ordem no estado aqui no Portal da OABRJ e em nossas redes sociais.