10/06/2019 - 13:07

COMPARTILHE

Reforma da Previdência norteou debate da série 'As Especialistas'

Nádia Mendes

Mesa de debate no evento 'As especialistas em Reforma da Previdência'

A OAB Mulher realizou na manhã desta quarta-feira, dia 5, mais uma edição da série As especialistas, desta vez sobre Direito Previdenciário. Na abertura, a vice-presidente da comissão, Rebeca Servaes, explicou que o evento foi criado para dar visibilidade e mostrar que as mulheres advogadas podem falar sobre qualquer assunto, não só sobre o direito das mulheres. 

Ela informou que a comissão está construindo um cadastro para reunir mulheres palestrantes especialistas nas várias áreas do Direito. "Nós sempre vemos eventos com a mesa exclusivamente formada por homens. O cadastro vai servir para tentar mudar essa situação. Sempre que solicitarem à OAB Mulher alguma palestrante, de qualquer que seja o tema, teremos mulheres para indicar, em qualquer lugar do Rio de Janeiro, inclusive no interior", disse. Para integrar o cadastro, basta mandar um minicurrículo para [email protected].  

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Jurídica da OAB Mulher, Bianca Reis, é uma das idealizadoras da série, junto com Marisa Gaudio, presidente da comissão e diretora de Mulheres. Ela mediou o debate e reforçou que o diferencial do As Especialistas é efetivar a pauta da mulher, colocando advogadas na mesa. "A gente consegue trazer temas que estão sendo debatidos no momento e, às vésperas da Reforma da Previdência, conseguimos trazer três grandes especialistas no assunto", disse. 

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Seccional, Suzani Ferraro, fez um histórico das reformas da previdência depois da Constituição Federal (CF) de 1988. "A PEC 006 é a quinta reforma desde a CF. Nós, especialistas, somos contra a reforma? Não somos. A sociedade mudou, alguns aspectos têm que ser alterados, o orçamento do Estado não comporta o pagamento de benefícios da forma que está. Mas não concordamos com o texto da PEC 006, que vai dizimar a previdência e todos vão passar a receber quase um benefício assistencial", disse.  

Ana Vianna, presidente da Comissão de Previdência Social da OAB/Barra da Tijuca, e Luciana Silva, integrante da comissão na Seccional, completaram o grupo de palestrantes. Assista ao evento no Canal da OAB/RJ no Youtube

Abrir WhatsApp