27/07/2022 - 08:07 | última atualização em 28/07/2022 - 18:37

COMPARTILHE

Reformulada, Comissão de Celeridade Processual discute ampliação de atuação

Sob o comando da vice-presidente da OABRJ, grupo quer buscar representação em todo o estado

Felipe Benjamin

O problema da morosidade processual em todo o estado foi o principal tema da primeira reunião da Comissão de Celeridade Processual da OABRJ sob o comando da vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio. Reunidos na Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle, os membros da comissão falaram sobre a expansão das atividades e a maior participação das subseções no combate ao problema da morosidade.

Em sua primeira ação como presidente do grupo, Ana Tereza falou sobre os projetos de ampliação da atuação, destacando a importância da interiorização da pauta.

"A comissão era muito focada na Capital e agora vai ampliar, e muito, o seu trabalho pelo estado", afirmou Ana Tereza. "Existem problemas diferentes envolvendo diferentes setores da Justiça em cada uma das subseções. Antes, tínhamos apenas duas regiões com coordenadores. Agora teremos dois coordenadores para cada uma das oito regiões, além de pelo menos um representante em cada uma das 63 subseções espalhadas pelo Rio de Janeiro".


Para o procurador-geral da OABRJ, Fábio Nogueira, a morosidade processual é a maior chaga que aflige a advocacia em nosso estado.

"Esse problema se tornou tão grande que o presidente Luciano Bandeira, olhando sensivelmente para a questão, destacou a vice-presidente, Ana Tereza Basilio, para coordenar a comissão, que agora irá analisar mais profundamente essas questões em todas as subseções".

Participaram do encontro, também, os coordenadores regionais da Baixada Fluminense Aline Sandes e Sidnei Gomes; os secretários-adjuntos da comissão, Glaucia Ester e Diogo Rangel, e a secretária-geral, Manoela Dourado.

"A Comissão de Celeridade Processual da Seccional está sendo reformulada com o intuito de dar maior suporte às subseções, visando otimizar o retorno efetivo aos advogados", afirmou Dourado.

A vice-presidente da OABRJ afirmou acreditar que, com uma coordenação capilarizada por todas as subseções, será mais fácil atacar as dificuldades que afligem a advocacia de maneira objetiva. Segundo Ana Tereza, todos os representantes da comissão deverão estar atuando plenamente já na metade do mês de agosto.

"A morosidade é decorrente da própria estrutura do sistema judiciário, que tem uma escassez de servidores. Esse é um problema que nós da OAB não podemos, nem temos como resolver somente com nossas ações", pontuou. "O que podemos fazer é apontar os problemas, e com essa aproximação teremos uma compreensão maior das dificuldades enfrentadas em cada localidade. Desta forma conseguiremos exercer a pressão necessária para que os problemas sejam resolvidos".



A nova formação da Comissão de Celeridade conta com grandes nomes do Direito em cargos estratégicos, são eles: o vice-presidente dos Tribunais Superiores, Marcio Vieira Souto Costa Ferreira; o vice-presidente da Justiça Estadual, José Roberto de Castro Neves; a vice-presidente da Justiça do Trabalho, Gilda Elena Brandão de Andrade D'Oliveira; e o vice-presidente no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre França Bastos.   

Abrir WhatsApp