27/02/2023 - 16:22 | última atualização em 03/03/2023 - 12:48

Representante do Conselho de Magistratura da Argentina visita OABRJ

Carlos Ensinck foi recebido pelo presidente da Comissão de Relações Institucionais e discutiu intercâmbios entre entidades

Felipe Benjamin

O presidente da Comissão de Relações Institucionais e diretor de Comunicação da OABRJ, Marcus Vinicius Cordeiro, recebeu, na manhã desta segunda-feira, dia 27, a visita do ex-presidente do Colégio de Advogados de Rosário e atual representante do Conselho de Magistratura da República Argentina, Carlos Gustavo Ensinck, na sede da Seccional. Os dois conversaram sobre a situação da advocacia em seus respectivos países e as possibilidades de um maior intercâmbio entre profissionais do Direito brasileiros e argentinos.

"É importante trocar ideias, estabelecer vínculos e contatos", afirmou Ensinck. "Tive a oportunidade de visitar entidades em Madri, Barcelona e Paris, e vi que, assim como na OABRJ, as realidades e preocupações da advocacia são praticamente as mesmas. O dia a dia dos advogados, as questões envolvendo as dificuldades de inserção no mercado para os jovens advogados. É importante enriquecer os diálogos sobre essas questões, e adoraria em algum momento talvez receber advogados brasileiros ou realizar alguma espécie de intercâmbio profissional e cultural que possa enriquecer essa relação".

Durante a conversa, Cordeiro e Ensinck compararam as estruturas dos poderes Judiciários e a atuação das entidades representativas dos advogados no Brasil e na Argentina.

Relembrando a bem sucedida parceria da OABRJ com a Universidade de Coimbra, em Portugal, o presidente da Comissão de Relações Institucionais destacou a defesa do Estado democrático de Direito que une advogados de ambas as nações e falou sobre as possibilidades de aproximação entre advogados dos dois países.

"Estes encontros são muito importantes para que estabeleçamos uma identidade maior da advocacia, encarando sua importância não como uma atividade profissional local, mas sim entendendo a amplitude que ela tem na defesa de interesses da cidadania, que são universais", afirmou Cordeiro.

"Há uma identificação na defesa da democracia, que também foi trazida por Ensinck e a possibilidade de intercâmbios, que são sempre interessantes. Há espaços para desdobramentos que podemos explorar, a partir desta visita, com os colegas argentinos e suas instituições".

O encontro terminou com uma visita do representante argentino às instalações da sede da OABRJ.