31/01/2023 - 14:58 | última atualização em 01/02/2023 - 11:49

Representantes da OABRJ têm primeiro encontro com novo corregedor do TRT1

Desembargador Marcelo Augusto de Oliveira recebeu integrantes da Seccional nesta terça-feira

Felipe Benjamin

Uma comitiva da OABRJ se encontrou na manhã desta terça-feira, dia 31, com o corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira, e a vice-corregedora, Maria Aparecida Coutinho Magalhães, para levar pleitos da advocacia fluminense, como o problema do calendário de audiências em comarcas do interior, a criação de um canal direto de contato entre a Ordem e a corte trabalhista, e questões relativas às violações de prerrogativas por parte da magistratura.

"Não há possibilidade de pensar no sistema de Justiça sem a integração de todos os seus participantes", afirmou o corregedor, que celebrou o encontro com os representantes da advocacia.

"E, certamente, um dos atores mais importantes dessa integração é o advogado. Não é possível administrar nada a partir da Corregedoria olhando exclusivamente para os números. É preciso essa interação para conhecer realidades que me são, eventualmente, inacessíveis. Esse foi meu primeiro encontro com a OABRJ como corregedor e foi muito proveitoso no sentido de aprofundar o diálogo e compreender questões que poderiam passar despercebidas. Sou fã deste contato olho no olho e trocas de informações e experiências. Pretendo fazer isso com mais frequência, se possível uma vez por mês, nos próximos dois anos".

A comitiva foi comandada pelo diretor de Valorização da Advocacia da OABRJ, Paulo Grossi, que esteve acompanhado de seu vice para assuntos trabalhistas, Alexandre Bastos, e do consultor José Solon Tepedino Jaffe. Participaram, ainda, o corregedor-geral da Seccional, Paulo Vitor Lima; o sub-corregedor, Max Ferreira de Mendonça, e a coordenadora-adjunta da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Isabel Belinha, que representou também a Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat).

"É muito importante a OABRJ estar estreitando laços com o novo corregedor", afirmou o diretor de Valorização da Advocacia.

"A Diretoria de Valorização e outras comissões da casa têm essa intenção de estreitar laços, e o corregedor se mostrou bastante atento aos pleitos trazidos. Temos esperanças de que as coisas melhorem  para a Justiça do Trabalho por conta dessa união, e saímos com a certeza de que as coisas melhorarão. A demanda da advocacia em relação às audiências, principalmente no interior, que são colocadas para 2025, é um pleito antigo que foi reiterado, e reforçamos, ainda, a criação de um canal aberto, semelhante ao que foi conquistado pela vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, no ano passado junto ao Tribunal Regional Federal [SOS e-Proc], para que a advocacia solucione não apenas problemas sistêmicos, mas também correcionais".

Corregedor-geral da Seccional, Paulo Vitor Lima destacou a abertura do TRT1 em trabalhar em conjunto com a OABRJ.

"Foi um encontro muito positivo e fomos muito bem recebidos", afirmou. "A Corregedoria da Ordem se prontificou em trabalhar em parceria com a Corregedoria do TRT1, especialmente no que tange aos advogados que tem mais de cinco atuações e os que estão suspensos ou cancelados pela OABRJ. Estamos ambos abertos a ouvir, dialogar e cooperar, trabalhando juntos".

Acompanhando a comitiva da OABRJ, representantes da subseção de Angra dos Reis também participaram do encontro, levando demandas da advocacia local.

"Viemos acompanhar essa comitiva e trazer alguns problemas que persistem na Vara do Trabalho em Angra", afirmou o presidente André Gomes Pereira, que esteve acompanhado do tesoureiro e delegado de Corregedoria, Jefferson Prio Da Silva, e do coordenador de prerrogativas da Costa Verde, Cid Fernandes de Magalhaes.

"A advocacia de Angra tem reclamado da falta de continuidade de juízes na comarca. Alguns vêm e vão, mas não temos um juiz titular. Outro ponto de preocupação é a redução no número de funcionários e oficiais de Justiça que ocorreu após a intervenção, e que pode ampliar o retardo na prestação jurisdicional. Fomos muito bem recebidos e tivemos total apoio dos membros da Seccional aqui presentes. Agora aguardamos uma reunião específica do corregedor na Vara do Trabalho de Angra".

Ao fim do encontro, Paulo Grossi destacou que a reunião de correição com o corregedor do TRT1 foi a primeiro de uma série. Nesta terça, também foram tratados temas referentes às 6ª, 9ª e 22ª varas trabalhistas. Nesta quarta-feira, dia 1º, serão discutidas questões relativas à 35ª, 47ª e 60ª Varas do Trabalho do Rio de Janeiro, e na quinta-feira, 2, a 70ª, 72ª e 79ª.