29/10/2019 - 18:26 | última atualização em 29/10/2019 - 18:43

Representatividade feminina em espaços de poder é tema de encontro

Diretoria de Mulheres debateu projeto de lei que estabelece cota de 30% das vagas do parlamento a mulheres

Nádia Mendes

A Diretoria de Mulheres da OABRJ realizou na manhã desta terça-feira, dia 29, em evento para debater a importância da mulher na construção de um parlamento democrático. O mote do evento foi a discussão sobre o Projeto de Lei n° 2235, de 2019, do senador Luiz do Carmo (MDB/GO) que estabelece que ao menos 30% das vagas nas eleições proporcionais sejam ocupadas por pessoas de sexos distintos e que, na renovação de dois terços dos membros do Senado, será garantida a eleição de um representante de cada sexo.

Na abertura do encontro, o presidente da Seccional, Luciano Bandeira, reforçou o apoio e o compromisso da Ordem com a pauta. "A aprovação desse projeto vai garantir, de forma efetiva, a participação das mulheres nos espaços de poder", disse.

A diretora de Mulheres, que também preside a OAB Mulher, reforçou que o projeto do senador Luiz do Carmo foi encampado pela Comissão Nacional da Mulher Advogada e que eventos estão sendo realizados em todo o país para debater o projeto. "A gente não tá aqui porque quer brigar com os homens que estão nos espaços de poder. A gente quer paridade e parceria. A gente quer ser tratada de igual pra igual", disse, ressaltando que a participação dos homens no debate sobre direitos iguais é importante, principalmente, na questão da escuta. "Ao ouvir a nossa voz, eles passam a prestar atenção no que estamos que nos incomoda", disse.

A vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio, classifica a representação no Poder Legislativo e no Poder Executivo como uma das pautas mais importantes em relação às mulheres. No Brasil, as mulheres só ocupam de 10 a 15% dos espaços políticos, sendo que somos a metade da população. O nosso Poder Legislativo e o Executivo precisam retratar as forças populares do país, eles são o retrato institucional daqueles que votam. Estamos aqui pela bandeira do equilibrio, pela sociedade bem representada. E a representatividade passa pela participação efetiva das mulheres", disse.

Aliado da causa, o secretário-adjunto e coordenador das Comissões, Fábio Nogueira, também classificou a presença de mais mulheres nos espaços de poder como pauta fundamental. "Ter mais mulheres nos espaços de poder é importante para que tenhamos uma sociedade menos machista e menos misógina", reforçou. A presidente do IAB, Rita Cortez, completou a mesa de abertura, acrescentando que, além de projetos nesse sentido, é preciso atitudes concretas no que já foi conquistado.

A primeira mesa de debates contou com a presença da deputada federal Soraya Santos, do deputado estadual Bruno Dauaire e da deputada estadual Martha Rocha. Ela falou sobre a questão da representatividade das mulheres. "É importante que a gente lembre que os deputados estão ali por nossa determinação. Um dado curioso: não temos nenhuma mulher ocupando cargo de prefeitura em cidades com mais de 500 mil habitantes", disse.

Martha falou sobre a questão das candidaturas laranjas de mulheres. "Acredito que as mulheres não se viram como sujeitos de direitos e, como sujeitos de direitos, capazes de promover mudanças necessárias não só na vida política mas também na vida em sociedade. Por isso, torço para que um dia a gente não precise mais de lei e que as mulheres estejam empoderadas e assenhoradas do seu grande poder, que é o voto", concluiu.