02/02/2023 - 10:14 | última atualização em 03/02/2023 - 21:41

COMPARTILHE

Retrospectiva 2022: OABRJ investiu na qualificação profissional da advocacia

Ano foi marcado por cursos, convênios e parcerias que aprimoraram o talento dos profissionais no estado

Felipe Benjamin


Em 2022, a qualificação profissional da advocacia foi uma das principais bandeiras levantadas pela gestão da Seccional que criou uma série de medidas para apoiar advogados e advogadas em todo o estado durante momentos de adversidade como a retirada, sem qualquer aviso prévio, do Portal Legado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em abril. Na ocasião, a Diretoria de Inclusão Digital e Inovações da OABRJ promoveu treinamentos intensivos online de capacitação no Novo Portal de serviços do TJRJ a advogados. O modo online também foi utilizado no mês seguinte, quando a Comissão Especial de Assuntos Tributários (Ceat) também ofereceu, via YouTube, um curso sobre contencioso judicial tributário

A parceria entre a OAB Jovem e a Escola Superior de Advocacia rendeu importantes frutos para a qualificação profissional dos novos advogados e advogadas. O programa ‘6º Ano' trouxe aulas presenciais sobre temas do cotidiano e essenciais para toda a advocacia, como gestão de escritório, precificação, processo eletrônico, ética, prerrogativas e marketing jurídico. Já o curso ‘Direito na Prática’,  ofereceu turmas de especialização com técnicas para as diferentes áreas, preenchendo possíveis espaços deixados pela formação universitária.  

Alcance internacional



Convênios firmados entre a OABRJ e instituições de ensino superior também se fortaleceram em 2022 e intensificaram o intercâmbio de conhecimentos em diversas áreas do Direito. Principal projeto da gestão da Comissão de Relações Institucionais da OABRJ - e realizado em pareceria com a Plataforma Dialética - o programa de cursos de extensão certificados pela Universidade de Coimbra, em Portugal, foi ampliado, oferecendo à advocacia do Rio de Janeiro cursos de Direitos Humanos e Novas Tecnologias e Direito do Trabalho, além de cursos de pós-graduação em Direitos Humanos, Saúde e Justiça. O sucesso do projeto já garantiu a abertura de novos cursos em 2023 , que tem inscrições abertas no site da Dialética Educação.

Elaborado pela  Comissão de Mentoria Jurídica, o convênio firmado entre a Seccional e a Universidade Federal Fluminense (UFF) também foi mantido em 2022, oferecendo a advogados e advogadas 25% de desconto nos cursos presenciais e online do Programa de Línguas Estrangeiras Modernas da universidade, que incluíam em seu currículo aulas de inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, russo, yorubá, guarani, LIBRAS, grego, latim, esperanto, japonês e português para estrangeiros.

De olho no desenvolvimento profissional da advocacia, a Comissão de Mentoria também promoveu a oficina “Descomplicando o Inglês Jurídico”, com aulas ministradas pela advogada Rita Nascimento, que teve um alto número de participantes, e continua disponível no canal da comissão no YouTube.

Em parceria com a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), a Comissão de Estudos em Processo Civil da OABRJ e as diretorias de Igualdade Racial, de Apoio à Advocacia e de Inclusão Digital e Inovações, a Comissão de Mentoria Jurídica também promoveu dois importantes concursos de redação, com premiações em fevereiro e dezembro. Camila de Azevedo da Silva e Aline Farage Sahione obtiveram os primeiros lugares nas competições, escrevendo sobre temas importantes como o crescimento da advocacia extrajudicial e o impacto das novas tecnologias na área jurídica.

Em junho, o Curso de Certificação Profissional, outra iniciativa da Comissão de Mentoria, reuniu importantes nomes do sistema OAB, que ministraram aulas sobre temas como prerrogativas, ética judicial, oratória, Direito familiar, Direito Econômico e desafios da advocacia criminal.

Abrir WhatsApp