19/12/2022 - 12:34 | última atualização em 19/12/2022 - 14:16

COMPARTILHE

Retrospectiva 2022: "Resgatamos 13 mil colegas com a campanha #VempraOrdem; em 2023, a meta é não perder nenhum de vista”, diz Luciano Bandeira

Presidente da OABRJ abre balanço das principais iniciativas em prol da classe neste ano

Clara Passi




Com ânimo renovado depois de conduzir a classe pelos piores momentos da corrida de obstáculos que a pandemia da Covid-19 representa, a gestão Luciano Bandeira programou, já para este primeiro ano do segundo mandato, a missão de resgatar os colegas que acabaram se afastando da Ordem por não conseguirem arcar com as anuidades da OABRJ. Para que esse ajuste de contas pudesse acontecer, a Seccional ofereceu condições inéditas no sistema OAB. E a classe respondeu ao chamado: mais de 13 mil advogadas e advogados de todo o estado voltaram a usufruir das estruturas e dos serviços que facilitam - e para alguns até mesmo viabilizam - o exercício profissional. 

Para se ter uma ideia, o valor da anuidade dá direito ao Recorte Digital, que dá acesso às publicações dos tribunais do país, sem limite de quantidade, e às dos superiores, para que os colegas não percam de vista os prazos judiciais. Se um advogado fosse adquirir este mesmo serviço no mercado, precisaria desembolsar pelo menos R$ 150 ao mês ou R$ 1.800 anuais.

A atuação incansável perante os tribunais para garantir as prerrogativas, a interlocução com o legislativo para concretizar as pautas de interesse da classe e com os órgãos do poder público para facilitar o dia a dia do advogado militante se somaram a importantes avanços institucionais.

A presença feminina garantida pela exigência inédita de paridade de gênero nas chapas das eleições e a cota para pretos e pardos tornou a Seccional mais diversa. Pela primeira vez na história da Seccional, a Caarj é presidida por uma mulher: a ex-diretora da Mulheres da OABRJ e ex-presidente da OAB Mulher RJ, Marisa Gaudio. Alguns indícios concretos do investimento da gestão no fortalecimento desses setores da advocacia são a inauguração das salas de amamentação em estruturas chave da OABRJ no Centro do Rio e a instalação no hall de plenários da sede de uma galeria de baluartes da advocacia preta. 

Em 2022, a comunicação da OABRJ com a classe foi incrementada pelo retorno da edição impressa da revista “Tribuna da Advocacia”, título emblemático e querido por gerações de colegas, e pelas mudanças aqui no Portal da OABRJ. É por aqui que os colegas consultam a localização dos pontos de atendimento da Ordem em todo o estado num mapa interativo; a pauta das audiências de custódia fornecida diariamente pelo TJRJ, analisam o Portal da Transparência da OABRJ, geram protocolo eletrônico das notificações de violações de prerrogativas e pedem o crédito de pagamentos judiciais diretamente em suas contas correntes, por meio da Área Restrita, facilidade garantida por convênios da OABRJ com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal firmados no início da pandemia da Covid-19 e que seguem ativos.

O investimento em tecnologia foi usado também a serviço da acessibilidade.  Uma parceria da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) com a Diretoria de Apoio à Advocacia da OABRJ atualizou  as ferramentas de acessibilidade digital nos computadores da Seccional e, em breve, das subseções. 

No Dia da Advocacia, a Seccional e, por extensão, toda a classe, ganharam de presente a Biblioteca Ministro Waldemar Zveiter. Instaladas no  8º andar da sede, as estantes carregam o acervo com milhares de obras que pertencem ao jurista que ingressou na magistratura por meio do Quinto Constitucional, foi presidente da OABRJ e o primeiro ministro do STJ pelo Rio de Janeiro. 

O ano de 2022 foi também o ano em que a OABRJ conseguiu soprar a poeira de um vasto arquivo audiovisual de valor histórico inestimável que repousava no Centro de Documentação e Pesquisa (CDP) e digitalizá-lo. Isso quer dizer que registros das várias décadas de lutas da OABRJ serão apresentadas, em breve, a pesquisadores e às novas gerações de advogados e advogadas. E, quem sabe?, há futuros colegas entre as centenas de estudantes de escolas públicas que conheceram a sede da Seccional pelo projeto “Calçada da Cidadania”, que reuniu a OABRJ, por meio do CDP, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), entidades que, além de se irmanarem na relevância de seus papeis institucionais, estão instaladas em alturas diferentes da mesma Avenida Marechal Câmara. 


“Chegamos ao fim de 2022 com a sensação de termos feito valer o voto de confiança que a advocacia fluminense depositou na gestão nas últimas eleições, e projetamos um 2023 otimista, mas também fortemente marcado pela austeridade e pela diligência na defesa das prerrogativas e no investimento constante em estrutura para o exercício profissional dos colegas da capital e do interior. Tecnologia, interlocução com os entes públicos e atenção à diversidade continuarão guiando nossas ações para que os colegas vejam valor na quantia que pagam todo o ano e que mantém a OABRJ de pé; independente e altiva, como deve ser. Conseguimos resgatar 13 mil advogadas e advogados com a campanha #VempraOrdem e, em 2023, a meta é não perder nenhum desses de vista”, diz o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira. 



Ao longo de janeiro, o Portal da OABRJ e as redes sociais vão publicar matérias que relembram as principais iniciativas da OABRJ em 2022. Fique ligado!

Abrir WhatsApp