31/07/2019 - 19:10 | última atualização em 01/08/2019 - 17:14

Em reunião com a Ordem, TJ anuncia novos juízes e serventuários

Clara Passi

O Poder Judiciário do Estado vai abrir concurso para 50 novos juízes e já empossou 256 serventuários desde fevereiro. A novidade foi a tônica de uma reunião do presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, com o da OAB/RJ, Luciano Bandeira, da qual também participou o assessor especial da Presidência da Ordem, Carlos André Pedrazzi. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, dia 31, no Fórum Central. Na ocasião, também foram tratadas formas de melhorar a prestação jurisdicional. Os pedidos de elevação de comarcas à entrância especial, pleito de algumas subseções, foi outro ponto de destaque.

O impacto negativo da falta de pessoal nas serventias é uma queixa antiga da advocacia da capital e do interior, que se ressente da morosidade processual. A Ordem vem estreitando laços com a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro a fim de contribuir com iniciativas que aumentem a eficiência da prestação jurisdicional.

De acordo com o TJ, os serventuários convocados são oriundos de de provas realizadas em 2014 e buscam reduzir a carência gerada pela aposentadoria de 580 funcionários.

A nomeação foi possível devido ao Ato Normativo nº 08/2016, que suspendeu a contagem do prazo e a validade dos concursos públicos realizados e homologados pelo Poder Judiciário do Estado antes do início da vigência da Lei Estadual nº 7.483, de 2016, que reconheceu o estado de calamidade pública no âmbito da administração financeira do Estado.