26/01/2024 - 17:33 | última atualização em 26/01/2024 - 18:24

Reveja os eventos que movimentaram a sede da OABRJ nesta semana

Seccional recebeu encontros que discutiram pautas da população transexual, do Direito Aduaneiro e da produção científica

Felipe Benjamin

A semana da OABRJ contou com três importantes encontros - direitos da população transexual, Direito Aduaneiro e produção científica de artigos - que movimentaram o Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional.  Reveja a íntegra de todos os eventos no canal da OABRJ no YouTube.

Na terça-feira, dia 23, a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OABRJ, com apoio da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), do Conselho Estadual Dos Direitos da População Lgbti+ do Rio de Janeiro (CELGBT-RJ), do Programa Rio sem LGBTFobia e da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual na Prefeitura do Rio de Janeiro (Ceds-Rio), realizou o evento "Visibilidade trans e políticas públicas", que debateu a educação e o trabalho como ferramentas de inclusão social da população transexual.

"É muito difícil dizer que vivemos em uma democracia plena se esta população teme por sair de suas casas e não voltar ou voltar violentada”, afirmou o presidente da comissão, Henrique Rabello, durante discurso no evento.

Já na tarde de quarta-feira, foi a vez da Comissão de Direito Aduaneiro da OABRJ ocupar o Plenário para debater o novo contencioso administrativo de perdimento na Receita Federal do Brasil. O evento contou com a presença da auditora da Receita Federal do Brasil e chefe do Centro de Julgamento de Penalidades Aduaneiras (Cejul), Andréa Duek Simantob, que falou sobre os desafios e expectativas do Centro, criado em 2023. O evento contou com a presença de integrantes da comissão, e do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Sérgio André Rocha.

Na quinta-feira, a Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ reuniu advogados em seu primeiro treinamento gratuito do ano, voltado à elaboração de artigos científicos. Acompanhada de uma mesa repleta de nomes de importantes comissões da Seccional, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, celebrou o encontro.

"Este evento inicia 2024 com o pé direito”, afirmou  Basilio.“Conhecimento é a base de tudo, portanto, quanto mais preparados para o mercado advogados e advogadas estiverem, menos seremos vilipendiados pelo Judiciário, pela força policial e pelos órgãos públicos”.