30/08/2019 - 12:43 | última atualização em 30/08/2019 - 12:59

COMPARTILHE

Roda de conversa marca comemoração do Dia da Visibilidade Lésbica

Ideia do evento é promover a visibilidade das mulheres lésbicas, sobretudo advogadas, como sujeitos de direitos

Nádia Mendes

Uma roda de conversa realizada na sede da OAB/RJ marcou o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado nesta quinta-feira, dia 29. Organizado pela Diretoria de Mulheres e pelas comissões de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG), de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) e OAB Mulher, o foco do encontro foi promover a visibilização da pauta lésbica e das lésbicas como sujeitos de direitos, sobretudo as advogadas lésbicas. 

"Temos que discutir o papel institucional da OAB na promoção e defesa desses direitos", afirmou o presidente da CDSG, Henrique Rabello. Para ele, é fundamental promover a conscientização da sociedade civil de que a pluralidade e a diversidade são elementos que constituem a sociedade e, por consequência, a advocacia. "É preciso visibilizar esse tema para a classe", completou.

A vice-presidente da OAB Mulher, Rebeca Servaes, reforçou que a OAB é um espaço que abriga esse tipo de pauta. "A importânia da data não é apenas em relação a uma comemoração, mas também é um dia de luta, já que ainda existem muitos direitos a serem conquistados", disse. 

Também participaram do encontro a professora e pesquisadora da Universidade do Porto Liliana Rodrigues e a professora da UFRJ Suane Soares, que apresentou uma pesquisa sobre a violencia letal contra mulheres lésbicas, o lesbocídio. 

Abrir WhatsApp