11/08/2025 - 23:41 | última atualização em 12/08/2025 - 18:12

COMPARTILHE

Seccional e OAB/Barra da Tijuca criam Ouvidoria da Mulher para a subseção

Na ocasião, o mestre em Direito Penal Silva Neto recebeu a Medalha Evandro Lins e Silva

Mariana Reduzino


A OABRJ deu posse à nova ouvidoria da mulher da Subseção da Barra da Tijuca, liderada por Marta Dantas. Na mesma solenidade, a presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, entregou a Medalha Evandro Lins e Silva ao renomado advogado criminalista Silva Neto. A comenda é dedicada aos profissionais que dedicaram suas carreiras e impactaram a advocacia com a atuação. 

A mesa solene contou ainda com a participação da presidente da OAB/Barra da Tijuca, Renata Mansur, da conselheira federal da OAB e presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, da nova ouvidora-geral da mulher, Marta Dantas, do mestre em Direito Penal Silva Neto e da delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá, Viviane Costa.

“A criação da Ouvidoria da Mulher é mais do que necessária em uma das maiores subseções do estado, com um volume enorme de mulheres. É com muita alegria que damos posse a esse importante departamento de atuação e escuta para as mulheres”, declarou Basilio. 

“Nada mais emblemático do que dar posse à ouvidoria da mulher no Dia da Advocacia. Esse é um grande passo para a nossa subseção frente à defesa dos direitos das mulheres. Esperamos trabalhar com a coragem e combater o bom combate que a gestão da presidente Ana Tereza nos inspira a ter”, acrescentou Mansur. 

“A ouvidoria é a escuta de mulheres que estão passando por violência doméstica. Apesar de árduo, o nosso trabalho será feito com excelência para atender a região da Barra da Tijuca e redondezas. Faremos o que estiver ao nosso alcance para acolher as mulheres vítimas de violência e ajudá-las com suas questões”, finalizou a ouvidora empossada.  


Medalha Evandro Lins e Silva 


Na ocasião, a presidente Ana Tereza Basilio surpreendeu o advogado criminalista Silva Neto ao outorgar-lhe a Medalha Evandro Lins e Silva:

“Julgamos relevante conceder a medalha a Silva Neto por todo trabalho desempenhado ao longo da sua vida, pelo carinho pela advocacia, amor pela OAB, e por seus grandes feitos e contribuições à nossa classe. Receba com muito carinho a nossa homenagem, querido amigo”, disse Basilio ao entregar a honraria. 

Emocionado, Silva Neto afirmou que “essa medalha já é muito impactante, e se torna ainda mais quando a recebo das mãos de uma das pessoas que mais admiro nesse país, a presidente Basilio. É uma honra receber essa comenda”, agradeceu.

Abrir WhatsApp