14/05/2019 - 17:01 | última atualização em 14/05/2019 - 17:44

Seccional reflete sobre direito à educação em evento

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Luciana Botelho |   Clique para ampliar

O movimento pela educação como instrumento de transformação social foi tema do I Seminário Sobre Direito à Educação da OAB/RJ. Organizado pela Comissão de Direito à Educação (CDED), o encontro aconteceu nessa terça-feira, dia 14, na sede da Ordem. A programação incluiu painéis com temas pertinentes para o cenário contemporâneo, como as tragédias no ambiente educacional ocorridas recentemente; a educação de alunos especiais no Brasil; e formas de evitar a influência negativa da internet nos jovens.

A CDED é um instrumento de apoio à sociedade, aos educadores e aos órgãos competentes para garantir o acesso à educação.  De acordo com o presidente da CDED, Claudio Carneiro, “a comissão não tem qualquer viés ideológico e, pelo contrário, tem um viés extremamente democrático, que é o papel da Ordem”. Nesse sentido, o secretário-adjunto da OAB/RJ e coordenador das comissões, Fábio Nogueira, avaliou que “vivemos uma quadra histórica extremamente conturbada, na qual o ódio ganha cada vez mais adeptos. As pessoas hoje preferem criar fossos e muros em vez de pontes de diálogo, e essas pontes são construídas justamente através da educação”.

Nogueira e Carneiro participaram da mesa de abertura do seminário, à qual compareceu ainda o vice-presidente da CDED, Sidney Guerra; o assessor especial da Presidência da OAB/RJ, Carlos André Pedrazzi; bem como Adsoln Rodrigues Pires, responsável pelas comissões do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), que na ocasião representou a presidente do instituto, Rita Cortez.

O encontro contou com um amplo leque de apoiadores, como o Instituto Brasileiro de Saúde Ocupacional (SLS); o IAB; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); o Centro de Investigação Baiano sobre o Direito, Educação e Políticas Públicas e o Grupo de Pesquisa em Direito Internacional. O seminário foi transmitido ao vivo e está disponível no Canal OAB. Assista os painéis temáticos aqui.