19/05/2022 - 13:29 | última atualização em 19/05/2022 - 14:29

COMPARTILHE

Secretária-adjunta da OABRJ é eleita presidente da Acat

Mônica Alexandre Santos comandará a Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas por três anos

Clara Passi

A secretária-adjunta da OABRJ, Mônica Alexandre Santos, é a nova presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas, a Acat. A advogada, que concorreu em chapa única, sucede a Alexandre Bastos no posto. O vice-presidente eleito para o mandato de três anos é Rodrigo Estrella. O resultado das eleições foi divulgado na quarta-feira, dia 18. 

Mônica afirma que a escolha de seu nome fortalecerá as duas entidades - OABRJ e Acat - na luta pela dignidade da advocacia trabalhista perante o Judiciário. Esta parcela da classe foi especialmente castigada pela pandemia e até hoje se ressente da retomada ainda incompleta das atividades  presenciais no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. 


“A interlocução com a OABRJ se dará, principalmente, por meio da Comissão de Direito Sindical (presidida por Márcio Cordeiro) e da Comissão de Justiça do Trabalho (a cargo de Érica Pereira Santos). Temos pautas em comum que certamente serão alavancadas com a união dessas vozes. Nosso inimigo é o mesmo: os entraves do Judiciário”, diz Mônica, citando a ausência de magistrados nas varas para presidir as audiências presenciais, os critérios para a oitiva de testemunhas e a preservação das prerrogativas diante do avanço tecnológico como pontos mais sensíveis.

Abrir WhatsApp