19/03/2024 - 15:05 | última atualização em 20/03/2024 - 19:21

Secretária-adjunta da OABRJ é homenageada pela Câmara Municipal em iniciativa que valoriza lideranças negras

Biah Santiago

A secretária-adjunta da OABRJ e presidente da Associação Carioca dos Advogados Brasileiros (Acat), Mônica Alexandre Santos, foi homenageada nesta terça-feira, dia 19, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na segunda edição do projeto “Pretagonismo”, que, este ano, trouxe o tema ‘‘Uma ode aos griôs - Pela valorização dos saberes tradicionais”.

A iniciativa do vereador Edson Santos (PT-RJ) em parceria com o Instituto Avança Nega presta tributo aos perpetuadores dos saberes e da diversidade cultural e tradicional negra do Rio.

Santos dedicou o reconhecimento de sua trajetória de vida e profissional aos seus ancestrais e a personalidades da advocacia, como Esperança Garcia, mulher preta escravizada, reconhecida pelo Conselho Federal como a primeira advogada do Brasil.

“Sou uma advogada trabalhista e a primeira mulher preta a fazer parte da diretoria eleita da OABRJ”, disse a secretária-adjunta da Seccional.

“Agradeço a oportunidade de nos encontrarmos, de nos prestigiarmos e de estarmos entre nossos pares. De estar neste espaço lotado e ver que a maioria das pessoas é da mesma cor que eu e carregam consigo suas próprias histórias. Cito aqui Esperança Garcia, que lutou por sua liberdade e é inspiração para todas nós mulheres advogadas pretas”.