13/07/2023 - 17:49 | última atualização em 08/08/2023 - 09:23

Sede da OABRJ ganha brinquedoteca e sala de amamentação da Caarj

Novo espaço é dedicado ao conforto de mulheres advogadas no cotidiano profissional

Biah Santiago

O andar ocupado pela Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), o 2º na sede da OABRJ - localizada na Av. Marechal Câmara, 150, Centro do Rio -, ganhou, na tarde desta quinta-feira, dia 13, um novo espaço reservado para amamentação e fraldário para auxiliar advogadas, e, também, advogados, que frequentam as estruturas da Ordem acompanhados de seus filhos. A brinquedoteca é a novidade trazida para o prédio da Ordem. O ambiente climatizado conta com recursos lúdicos e produtos específicos para o cuidado e conforto das mães advogadas e da criança.

Presidente da Seccional, Luciano Bandeira ressaltou o papel institucional da OABRJ em viabilizar recursos para a advocacia exercer plenamente a sua profissão, principalmente as mulheres advogadas.

“A inauguração deste espaço é importante para toda Ordem, pois sabemos da dificuldade da mulher advogada, que precisa estar ao lado de seu filho e trabalhar ao mesmo tempo. Uma função que deveria ser dividida entre o casal, e em sua maioria, não é”, considerou o presidente.

“É uma honra termos a primeira brinquedoteca em nossa sede. O papel da Seccional e da Caarj é justamente criar elementos e meios para que as advogadas e advogados possam exercer sua profissão de forma digna. São estruturas como as salas de amamentação, os Escritórios Digitais, as sedes das subseções em todo estado, além dos serviços de transporte gratuito e Recorte Digital, por exemplo, que engrandecem a advocacia”.

A proposta da Caarj, em parceria com a Seccional, é amenizar os desafios enfrentados pelas mulheres na carreira profissional, sejam elas advogadas ou mesmo membros da sociedade civil, como explica a presidente da Caixa, Marisa Gaudio.

“Sabemos que este novo espaço na Caarj, com a primeira brinquedoteca e a sala de amamentação, beneficiará muito mais a advocacia feminina do que a masculina. Em sua maioria, os cuidados dos filhos ficam sob a responsabilidade das mulheres”, declarou Marisa.

“É com orgulho que inauguramos esse espaço. Com a OABRJ e a Caixa caminhando lado a lado, Já levamos este projeto a outros locais da Ordem e esperamos levar para o estado inteiro”.

De acordo com a presidente da Caarj, a iniciativa ajuda a demonstrar a importância da Lei Júlia Matos (Lei nº 13.363/2016) e zelar pelas prerrogativas de mães e mulheres lactantes.

Também prestigiaram a inauguração os integrantes da Caarj: o tesoureiro, Fred Mendes; a diretora-executiva, Priscila Nunes; a diretora de Convênios, Fernanda Mata; a chefe de gabinete, Rebeca Servaes; e a coordenadora de Assistência, Lívia Schettino, além de demais funcionários da entidade.

Veja abaixo onde encontrar as salas de amamentação da Caarj

Para quem utiliza as dependências da Casa de Prerrogativas Celso Fontenelle e da Central de Escritórios Digitais do Edifício Rodolpho De Paoli, as salas de amamentação contam com a mesma estrutura para uso da advocacia.

A Central de Escritórios Digitais funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para utilizar o escritório, é necessário agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone (21) 2391-1464 ou por mensagem de WhatsApp para (21) 97130-0309. O prédio da Central encontra-se na Avenida Nilo Peçanha, 50 - sala 1609.

Já a Casa de Prerrogativas opera no mesmo horário, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. As reservas para uso do local podem ser feitas pelo telefone (21) 3916-0200 ou de forma presencial no local, que fica localizado na Rua da Assembleia, 10, 11º andar.