07/05/2019 - 13:11 | última atualização em 07/05/2019 - 14:19

COMPARTILHE

Seminário da CDPD aborda Lei de Inclusão pelo viés da saúde mental

redação da Tribuna do Advogado

              Foto: Luciana Botelho  |   Clique para ampliar
 
Clara Passi
O seminário Lei Brasileira de Inclusão – implicações nos campos da saúde mental e educação inclusiva, realizado pela Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, na pessoa do presidente, Caio Sousa, encheu o Salão Nobre Modesto da Silveira na manhã desta segunda-feira, dia 6. Na plateia e nas mesas em que se vendeu livros, artesanato e comida, via-se veteranos e novatos da luta antimanicomial, representantes de entidades do poder público e nomes da academia.
Foto: Luciana Botelho   |   Clique para ampliar

Muitos ostentavam adesivos com os dizeres: “Loucura não se prende” e “Saúde não é mercadoria”.
Com apoio da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial da Alerj, o evento teve a participação dos deputados Carlos Minc (PSB/RJ) e Flávio Serafini (PSOL/RJ).

O clima das inúmeras mesas de debate foi de lamento pelos retrocessos que a área vem sofrendo no âmbito político, mas também de conclamação para que militância não recue, já que legislaturas passadas já conquistaram um amplo arcabouço legal na área.

A mesa de abertura foi composta também pelo membro da CPDP Geraldo Nogueira, pela procuradora do Ministério Público do Trabalho da 1ª Região/RJ Lisyane Chaves Motta, pela subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do MP/RJ, Renata Scharfstein, os integrantes da Secretaria de Saúde Mental do Estado Rosimeri Barbosa Lima e Hugo Fagundes, e a promotora de Justiça do MP/RJ Anabelle Macedo Silva. 
 
O tom geral das mesas foi que eventos como este servem para revigorar a disposição da militância para seguir lutando pela reforma psiquiátrica brasileira e pela reabilitação, com observância dos direitos humanos desses pacientes, e pela reintegração destes na sociedade.
 
Luís Claudio da Silva Rodrigues Freitas, fundador da CPDP, também participou do encontro. A primeira palestra do dia foi da representante do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência Izabel Maior.
Abrir WhatsApp