01/07/2009 - 16:06

Senado rejeita dois procuradores para o conselho do MP

Do jornal O Globo

01/07/2009 - O plenário do Senado rejeitou ontem duas indicações para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Com 31 votos contra e 22 a favor, foi rejeitada a indicação do procurador regional da República Nicolao Dino.

Ele havia sido indicado pela Procuradoria Geral da República para integrar o conselho que fiscaliza a categoria.

Durante a sessão, o senador Demóstenes Torres (DEM-PI) lamentou a rejeição do nome.

Para ele, o resultado da votação foi um protesto de senadores contra a atuação de alguns procuradores do Ministério Público Federal.

Dino já foi chefe do Ministério Público no Maranhão. Estava à frente das investigações sobre as fraudes na Superintendência da Amazônia (Sudam), que na época envolviam a então governadora do estado, Roseana Sarney. A Justiça Federal excluiu Roseana do caso.

O plenário do Senado também rejeitou a indicação do nome do promotor de Justiça Diaulas Costa Ribeiro para a composição do Conselho Nacional do Ministério Público. O nome de Diaulas sofria resistências de setores da Igreja porque ele defende políticas de proteção a homossexuais.