30/01/2008 - 16:06

Sessões do CNJ vão ao ar, ao vivo, pela internet

Do Jornal do Commercio

30/01/2008 - As sessões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estão sendo transmitidas em vídeo, ao vivo, pela internet. O objetivo, de acordo com o secretário-geral do Conselho, Sérgio Tejada, é dar ainda mais transparência às sessões do CNJ. Já transmitíamos o áudio das sessões. Agora, passamos a transmitir também as imagens, de maneira a tornar o trabalho ainda mais próximo da população. A partir de hoje, as sessões podem ser acompanhadas de qualquer lugar, desde que haja uma conexão com a internet, disse.

A 55ª sessão ordinária desta terça-feira (29/01), que se realiza a partir das 14h, analisa 73 processos. Entre eles, o PCA 488, relator o conselheiro Rui Stoco, que trata do recebimento de auxílio moradia por magistrados do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Discute-se se podem receber o auxílio os juízes que têm residência fixa ou oficial na comarca onde atuam.

A sessão de ontem foi a primeira a ser realizada na nova sede do CNJ, que fica no Anexo I do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A presidente do CNJ e do STF, ministra Ellen Gracie, inaugurou as novas instalações do Conselho em solenidade que se realizou antes da sessão.

A mudança teve o objetivo de melhorar a estrutura e facilitar o acesso do público. O Conselho, que defende o mais amplo e irrestrito acesso à Justiça, também está mais acessível à população, disse a presidente.

Participaram da solenidade de inauguração o ministro do STF Carlos Ayres Britto, o presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, ministro Raphael de Barros Monteiro, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Rider Nogueira de Brito, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Diniz de Aguiar, além de presidentes e representantes de Tribunais de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de magistrados, entre outros.

Na ocasião, Ellen Gracie um balanço das principais realizações do Conselho em 2007 e destacou o sistema de processo eletrônico do CNJ, que já funciona em 24 dos 27 tribunais de justiça brasileiros. Graças ao Sistema CNJ, os jurisdicionados dos lugares mais distantes, como Tefé e Tabatinga, que fica no meio da Floresta Amazônica, podem receber a mesma qualidade de jurisdição daqueles que vivem nas capitais, disse.