03/03/2009 - 16:06

COMPARTILHE

STJ convoca Celso Limongi para Sexta Turma

STJ convoca Celso Limongi para Sexta Turma

 

 

Do Jornal do Commercio

 

03/03/2009 - O desembargador Celso Luiz Limongi, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o maior do País, é o mais novo juiz convocado do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Após 40 anos de magistratura, ele passou a integrar a Sexta Turma e a Terceira Seção. Assumiu os processos deixados pela desembargadora Jane Silva, que depois de um ano e meio no STJ retornou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

 

O STJ pode esperar de mim uma dedicação intensa, vontade de acertar e de fazer justiça, afirmou o desembargador Limongi. Ex-presidente do TJ-SP no biênio 2006-2007, o desembargador convocado comprou brigas grandes durante sua gestão. Entre seus desafios, iniciou a informatização dos processos que tramitam na Justiça estadual paulista.

 

Ele considera que é preciso substituir o papel por uma rede de informática. Essa, de acordo com ele, é uma das providências que contribuirão para que os processos tenham solução real com mais rapidez. Assumimos rotinas que se mostram seculares, tolas e desnecessárias. O processo não anda. Não adianta só pensar em aumentar o número de juízes, varas e tribunais. Isso seria fazer o mais do mesmo. Não é isso que resolve, garante.

 

Nesse sentido, o desembargador criou varas digitalizadas, em que o advogado não precisa sair do escritório para propor uma ação. Faz pela internet, enviando também a documentação e as petições intermediárias. O réu é citado e também contesta na rede de informática do tribunal. As audiências são feitas virtualmente, e o laudo pericial, quando necessário, é levado para a rede. Resultado: o juiz julga com o que está na tela do computador, longe dos papéis.

Abrir WhatsApp